Saiba o que é Business Activity Monitoring e para que serve

Saiba o que é Business Activity Monitoring e para que serve

Tudo o que precisa de saber sobre business activity monitoring

Business Activity Monitoring (BAM) permite o acesso em tempo real aos indicadores de atividade críticos para o negócio. BAM analisa a informação, reporta e emite alertas relacionados com eventos importantes e relevantes para o bom funcionamento do negócio. O principal objetivo deste conceito é permitir que se tomem decisões rápidas e efetivas para o negócio.

As fontes de informação que alimentam o BAM são principalmente os eventos gerados pelas aplicações do negócio. Implementar este conceito significa lidar com a complexidade de recolha de eventos de múltiplas aplicações. Com uma ferramenta BAM é possível monitorizar processos acompanhando as suas etapas e identificando problemas atempadamente, agregar dados provenientes de diversos sistemas, processar eventos complexos e obter informações de contexto.

Por norma, as ferramentas de business activity monitoring são oferecidas em contexto Web, de modo a facilitar o acesso. Estas ferramentas disponibilizam uma interface gráfica para exibir os diversos dados do negócio, normalmente em forma de dashboard. Um dashboard é o conjunto de uma série de gráficos visualizados de forma conjunta, em que cada gráfico pode apresentar-se sob um formato diferente (barras, redondo, entre outros) e em que cada um apresenta um indicador diferente sobre o negócio.

A arquitetura de um produto BAM é variável de acordo com a ferramenta. No entanto, a estrutura utilizada normalmente é a seguinte:
• Interface de desenvolvimento: permite o desenvolvimento dos gráficos pelos desenvolvedores e a definição dos dados pelos arquitetos;
• Interface de apresentação: interface dos usuários finais com a ferramenta, permitindo a visualização dos dashboards;
• Bases de dados: repositório das informações que são exibidas na camada de apresentação do BAM. Os dados exibidos no BAM tem origem noutros sistemas (ex: BPMS, ERP, Banco de Dados, etc) mas as ferramentas de BAM normalmente possuem uma base de dados própria para armazenamento destas informações, diminuindo a necessidade de procurar as informações a cada momento nos sistemas de origem;
• Camada de integração: camada que permite a integração da ferramenta de BAM com outros sistemas e fontes de dados;
• Interface de administração: responsável pela definição de usuários e perfis/restrições de acesso, bem como integrações com repositórios de usuários existentes;
• Monitoramento de Alertas/Ações: responsável por verificar a alteração e desvio dos valores dos indicadores e disparar ações de tratamento (ex: envio de e-mail ou SMS de alerta).

Uma ferramenta Business Activity Monitoring não é fonte de dados pois apenas compila e exibe dados provenientes de outros sistemas ou fontes de dados. A boa utilização de um sistema BAM depende da correta definição de indicadores importantes para a análise constante do negócio.
Utilizar um sistema BAM vai permitir que consiga saber em tempo útil o que de importante se passa na sua empresa, sem ter que procurar a informação em diversos locais, pois estas ferramentas são capazes de consolidar toda a informação e de a apresentar de modo prático e fácil de entender.

O Multipeers é uma ferramenta BAM que permite ter todas as informações de negócios enviadas para o utilizador sempre e quando algo de importante acontece, mesmo quando não se encontra no seu posto de trabalho. Além da garantia de que a informação atualizada está sempre disponível, esta é-lhe também entregue de uma forma graficamente limpa e interativa, permitindo analisar e tomar ações de forma imediata, melhorando assim o desempenho individual e, consequentemente, aumentando a eficiência da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *