6 Tendências de gestão de empresas em 2017

6 Tendências de gestão de empresas em 2017

Posted on Posted in Soluções de Gestão

As principais tendências para 2017

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. A frase já é antiga e pode ser transportada para a realidade empresarial. A cada novo ano, os gestores são confrontados com novidades e mudanças que alteram completamente a sua forma de gerir. Neste artigo, falamos das tendências de gestão de empresas que vão estar em destaque neste novo ano.

Marketing Digital

Já é uma tendência de gestão de empresas que se tem vindo a manter nos últimos anos e a cada ano que passa a sua importância é maior. O consumidor atual vive online portanto é no mundo digital que temos que apostar para o conseguirmos atingir. Ter um website apelativo e atualizado é fundamental, bem como estar presente nas redes sociais. Cada área de atividade tem as suas especificidades e é preciso estudar bem o comportamento do consumidor antes de decidir em que rede se vai apostar.

Home Office

Não é uma novidade no mundo dos negócios pois devido à massificação do uso da Internet, o número de pessoas que trabalha por conta própria a partir de casa é cada vez maior. No entanto, prevê-se que esta seja uma realidade presente em muitas pequenas, médias e grandes empresas. Hoje em dia é possível consultar informação a partir de qualquer ponto do Mundo, o que ajuda a tornar esta realidade possível.

Softwares de Gestão

No mundo acelerado dos negócios já não é concebível sobreviver apenas com recurso a documentos de Excel ou afins. Softwares andam lado a lado com as tendências de gestão. Hoje em dia, os negócios acontecem a um ritmo muito apressado pelo que é necessário ter informação ao minuto para que se tomem as melhores decisões e para que não se percam oportunidades. Os softwares como o Multipeers, que permitem uma gestão efetiva do negócio em tempo real, serão cada vez mais uma necessidade nas empresas contemporâneas.

Big Data

O número crescente de dados gerados nas empresas é um problema que tem complicado a vida dos gestores e responsáveis de IT nos últimos anos. Big Data é a união do volume total dos dados de uma empresa de forma estruturada ou não. Os dados são encarados atualmente como o ativo mais importante das empresas e a tendência em 2017 é manter-se neste nível. Os dados gerados são cada vez mais importantes para a definição de estratégias e consequente tomada de decisões.

Segurança e privacidade

A nova lei de proteção dos dados divulgada em maio do ano passado veio consciencializar as empresas sobre a necessidade de proteger a privacidade dos dados fornecidos por clientes. A nova lei traz consigo multas bastante avultadas para aqueles que não a cumpram. Assim sendo, em 2017 prevê-se que a segurança dos dados seja uma preocupação constante e cada vez maior por parte dos gestores.

Inclusão da geração Z no mercado de trabalho

A geração Z é composta por todos os jovens que nasceram a partir da segunda metade da década de 90 até ao ano 2010. Estes jovens começam agora a ingressar no mundo laboral e é necessário estar preparado para recebê-los. A geração Z cresceu numa era dominada pela tecnologia e onde a ligação digital entre todos já era uma realidade. Estes jovens terão certamente dificuldades em adaptar-se a ambientes mais tradicionais. A gestão de empresas enfrenta o desafio de eliminar, ou pelo menos minimizar, o conflito entre gerações.

Os desafios para os gestores são uma constante e acreditamos que no seu dia-a-dia surgem sempre barreiras a ultrapassar. No entanto, acreditamos que estas são as tendências de gestão para 2017 e os gestores devem estar atentos aos tópicos apresentados!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *