10 KPI's que todos os gestores necessitam

10 KPI’s que todos os gestores necessitam

Posted on Posted in Soluções de Gestão

Conheça os KPI’s essenciais para o seu negócio

KPI significa Key Performance Indicator, isto é, indicador-chave de desempenho. Os KPI’s têm uma importância vital para as empresas pois medem o desempenho dos processos e com a análise da informação recolhida trabalham no sentido de melhorar as ações futuras. Existem inúmeros indicadores de desempenho numa empresa e a sua definição depende sempre da área de atividade. Contudo, existem fatores transversais a todas as atividades e neste artigo destacamos os 10 mais importantes.

Lucro Líquido

É um dos valores mais importantes para qualquer empresa. Chegamos a este valor depois de somar todo o volume de faturação e deduzir os custos e as despesas.

Margem de Lucro Líquida

A margem de lucro representa o que a empresa planeia lucrar como retorno do que foi investido. Além de fazer o cálculo do lucro líquido para obter a margem de lucro líquida, as empresas devem estipular um valor que esteja de acordo com aquilo que o mercado está disposto a pagar pelo seu produto. Se a expetativa dos lucros estiverem muito acima do normal pode haver problemas relativamente a planeamentos futuros.

EBITDA

EBITDA significa Earning Before Interest, Taxes Depreciation and Amortization e é uma forma de calcular quanto uma empresa gera de recursos apenas com a sua operação, ou seja, antes de subtrair o valor dos impostos. A fórmula para alcançar o EBITDA é Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização. Este é um valor muito importante para as empresas que procuram investidores e serve como ponto comparativo com outras empresas do mesmo setor.

ROI

ROI significa return on investment e é o retorno do investimento feito. Este valor é o resultado adquirido com o investimento feito. É um KPI muito importante para manter a saúde financeira da empresa.

Market Share

O market share significa a participação de uma empresa no mercado em que se encontra. Este valor pode ser encontrado através de medição de faturação, quantidade de clientes, entre outros.

Custo por Lead

Este é um valor bastante utilizado no mundo digital, que cada vez mais ganha peso no mundo dos negócios. O custo por lead é composto pela soma dos gastos com ações de marketing divididos pelos leads gerados através destas ações.

Customer Lifetime Value

Esta métrica procura definir o lucro que uma empresa poderá ter. O CLV representa o valor total obtido com um determinado cliente dentro de um determinado período e por quanto tempo ele ainda poderá ser cliente.

Liquidez

A liquidez é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Quanto mais rápida for essa a conversão, mais liquido um ativo é. Este indicador avalia a capacidade que a empresa tem para pagar a colaboradores e fornecedores.

Índice de in adimplência

Controlar as contas a receber é fundamental para que a empresa consiga balancear as suas contas a pagar. Este indicador avalia o que a empresa tem a receber e quanto desse montante está com atrasos ou não foi pago.

Índice de satisfação dos funcionários

É muito importante analisar o estado de satisfação dos colaboradores das empresas. Este indicador deve identificar os principais GAPs de gestão de pessoas e orientar as ações para melhorar a cultura organizacional.

Saber o estado da empresa a cada momento é vital para que se consiga gerir o negócio de forma eficaz e objetiva. O Multipeers permite a análise em tempo real do estado do negócio e fornece KPI’s essenciais para a boa prossecução dos objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *