Como a tecnologia mudou a tomada de decisões

Como a tecnologia mudou a tomada de decisões

Posted on Posted in Tecnologia e Gestão

Saiba como a tecnologia influenciou a tomada de decisões

A grande quantidade de informação que existe atualmente é uma preocupação para as empresas, que cada vez mais têm dificuldade em conseguir lidar com esta informação e em conseguir geri-la de modo a que as melhores decisões sejam tomadas. A tecnologia antes era usada apenas para automatizar tarefas e diminuir a necessidade do trabalho humano, mas atualmente enriquece todo o processo organizacional, otimizando atividades, eliminando barreiras de comunicação, entre outras vantagens. Os softwares de gestão têm vindo a desempenhar um papel fundamental para ajudar os gestores a tomarem decisões assertivas e de modo consciente. Neste artigo falamos do modo como a tecnologia mudou a tomada de decisões!

Informação em tempo real: a possibilidade de aceder à informação em tempo real muda tudo pois é a garantia de que estamos sempre a trabalhar com base nas informações mais atuais que existem. A tomada de decisões fica mais facilitada pois não é necessário recorrer a relatórios extensos e antigos para decidir o que fazer a seguir. Com a informação tão acessível, a probabilidade de tomar decisões é muito mais reduzida, o que certamente aumenta a eficiência das empresas.

Criação de alertas de negócio: os softwares de gestão da informação em tempo real, como o Multipeers, possibilitam a definição de alertas de negócio, que avisam os gestores sobre situações anómalas e que requerem a sua atenção. Este facto faz com que os gestores possam realizar as suas tarefas do dia-a-dia de modo tranquilo pois sabem que serão alertados quando algo de anormal acontecer. Isto permite que ações corretivas sejam tomadas de imediato, garantindo a rápida resolução dos problemas.

Mobilidade facilita o acompanhamento: poder acompanhar o estado da organização através do tablet ou smartphone é essencial para que haja uma proximidade efetiva com o negócio. Cada vez mais utilizamos os dispositivos móveis e conseguimos gerir muitas das operações através deles (ler e enviar e-mails, fazer transações bancárias, entre outras). A disponibilização da informação em tempo real para os dispositivos móveis permite-nos estar sempre atentos a tudo o que de importante se passa na organização, de modo a que não haja perdas de tempo nas tomadas de decisões.

Gestão mais dinâmica: os dados disponibilizados em tempo real permitem que se efetuem análises instantâneas e que as decisões tomadas sejam mais conscientes e eficientes.

Perceção imediata dos problemas: a informação em tempo real informa-nos no momento sobre o estado das coisas, o que nos permite saber em tempo útil o que está a correr mal, para que possamos resolver as situações. Com este novo modelo de gestão, não é necessário recorrermos a relatórios antigos para descobrir o motivo de algo ter corrido mal, pois somos alertados no imediato.

A tecnologia mudou o modo como vivemos e também o modo como trabalhamos e o processo de tomada de decisões. Com a tecnologia fica mais fácil ter acesso à informação e, consequentemente, tomar decisões mais criteriosas e que permitam que a empresa alcance o sucesso!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *