O impacto da Internet das Coisas no mundo empresarial

O impacto da Internet das Coisas no mundo empresarial

Posted on Posted in Tecnologia e Gestão

Perceba como a Internet das Coisas influencia o mundo empresarial

A Internet das Coisas tem o poder de alterar o modo como vivemos e a forma como trabalhamos. Hoje em dia, o custo de aceder à Internet é muito baixo quando comparado com o início da era da tecnologia. Os dispositivos móveis têm cada vez mais adeptos e mais dispositivos são criados com capacidade de conexão à rede e wi-fi embutidos. Todas estas condições criam o cenário ideal para a Internet das Coisas e para a sua ação no mundo empresarial.

De modo muito simplificado, a Internet das Coisas tem como objetivo conectar qualquer dispositivo à Internet. Segundo o Gartner, até ao ano 2020 haverá mais de 26 biliões de dispositivos conectados à rede. A nível doméstico, este conceito visa facilitar a vida das pessoas, mas a sua aplicação também terá impacto no mundo dos negócios.

Marketing em tempo real

Com a Internet das Coisas é possível recolher dados sobre os consumidores em tempo real, antecipando as suas necessidades e criando estratégias e campanhas que as satisfaçam. A recolha de dados em tempo real é bastante mais eficaz do que estudos de mercado exaustivos e muda toda a forma de trabalhar no mundo empresarial.

Manutenção do equipamento

A Internet das Coisas pode ser usada para transmitir informação sobre o desgaste dos equipamentos de uma empresa, ajudando assim nas questões de manutenção. É possível também reconhecer falhas logo no início dos processos produtivos, o que permite que o problema seja reparado de imediato, prevenindo complicações mais sérias no futuro.

Logística

A conexão dos equipamentos de logística com a Internet das Coisas contribui para que as empresas aumentem a sua eficiência no atendimento ao cliente, além de que é possível também fazer entregas mais rapidamente e aumentar assim a satisfação do cliente.

Aplicação no Data Center

Nas indústrias, a Internet das Coisas revela-se muito útil pois é possível medir a temperatura e os níveis de humidade. Os sensores são integrados com ferramentas de monitorização de redes e sistemas e, caso os valores estipulados sejam ultrapassados são gerados alertas para a tomada de ações corretivas.

Maior cuidado com a segurança

As empresas precisam de garantir que as informações partilhadas entre os dispositivos conectados à rede se mantenham seguras e com tantos aparelhos ligados em simultâneo, a necessidade de segurança é ainda maior do que antes. As empresas precisarão assim de encontrar profissionais capazes de garantir esta segurança, o que resultará numa gestão mais eficaz e numa maior proteção de toda a informação.

As aplicações da Internet das Coisas são infinitas e todos os dias novas descobertas são feitas nesta área. O mundo está a mudar e as empresas precisam de mudar com ele para não ficaram ultrapassadas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *