5 dicas do Gartner para analisar corretamente os seus dados em tempo real

5 dicas do Gartner para analisar corretamente os seus dados em tempo real

Posted on Posted in Tecnologia e Gestão

Conheça as dicas do Gartner

O Gartner é o maior líder do Mundo em aconselhamento e pesquisa em tecnologia e defende a importância da análise dos dados em tempo real para uma mais correta tomada de decisões. “As análises em tempo real podem permitir que as equipas da ciência de dados executem modelagens, simulações e otimizações com base em um conjunto completo de dados da transação e não apenas amostras”, refere um analista do Gartner. Neste artigo, apresentamos 5 dicas do Gartner para que analise corretamente os seus dados em tempo real!

Transforme decisões operacionais demoradas em decisões em tempo real

As decisões operacionais são repetidas com grande regularidade de uma forma estruturada. Mudar as decisões lentas para decisões em tempo real requer novas metodologias. Torne os dados disponíveis no imediato para que as decisões operacionais sejam baseadas nos factos que estão a acontecer no momento e não com base em dados antigos.

Faça mudanças frequentes para simplificar processos

Analise o modo como as decisões são tomadas na sua empresa e encontre formas de melhoria. Usemos o exemplo do modelo utilizado para aprovar as transações pelo cartão de crédito da empresa. Este modelo é desenvolvido uma vez em dados de históricos e passa a ser utilizado para avaliar as transações de cartão de crédito em tempo real por várias semanas ou meses. É importante monitorizar os resultados de modo a garantir que os modelos funcionam corretamente. Caso não funcionem, é preciso modificar as regras e análises com frequência para obter a melhor forma possível de decidir corretamente.

Use alertas de negócio para que nada lhe escape

Os sistemas de monitorização do negócio trabalham de forma contínua, 24 horas por dia, durante 7 dias por semana. Softwares como o Multipeers acompanham todos os eventos à medida que ocorrem. Pode e deve definir alertas de negócio para ser avisado sempre que algo fora do padrão considerado normal. Deste modo, será alertado via e-mail e/ou SMS sobre as situações que requerem a sua atenção. Garante assim que não perde nenhuma informação importante sobre o negócio e tem a possibilidade de agir de imediato.

Seja coerente com o quadro operacional

Com a utilização de dashboards com informação em tempo real sobre a empresa, é possível criar um quadro operacional comum para todos os colaboradores. Contudo, é possível definir a quais indicadores cada colaborador tem acesso de modo a que receba apenas a informação necessária para a execução do seu trabalho. Deste modo, consegue ter um dia-a-dia mais organizado e focado.

Encare a tomada de decisões como uma disciplina

A gestão da informação para a correta tomada de decisões é o progresso da conceção dos sistemas que tomam decisões. Os sistemas de tomada de decisão são executados através de mecanismos de regras, que se dividem entre softwares e pessoas – os reais tomadores de decisão. Encare esta componente tão importante para o sucesso dos negócios como uma disciplina, criando regras e métodos de trabalho que permitam analisar os dados corretamente e decidir de forma segura.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *