Os maiores erros financeiros que podem arruinar a sua empresa

Os maiores erros financeiros que podem arruinar a sua empresa

Posted on Posted in Tecnologia e Gestão

Conheça os maiores erros financeiros que podem prejudicar o seu negócio

No mundo dos negócios, a margem para errar é muito reduzida. Contudo, todos os gestores acabam por errar em algum momento das suas vidas e alguns desses erros podem ser fatais para a sobrevivência da empresa. Neste artigo apresentamos os maiores erros financeiros que podem arruinar a sua empresa.

Falta de disciplina

Os empresários no início controlam os gastos da empresa e são disciplinados no que diz respeito a despesas. Com o passar do tempo e com o acumular de trabalho, acabam por desleixar-se neste campo e acumulam orçamentos por aprovar e faturas por pagar. É fundamental que todos os dias o empresário dedique algum tempo a tratar destas questões. Desta forma, o trabalho fluirá mais facilmente e não haverá acumulação de tarefas.

Não pagar todas as contas dentro do prazo

A falta de liquidez origina muitas vezes o adiamento no pagamento de contas. Esse é um erro muito comum pois não pagar dentro do prazo estabelecido vai originar problemas maiores no futuro. A nível de fornecedores, poderão ter dificuldades em conseguir trabalhar com eles posteriormente e a nível de empréstimos bancários pode dificultar o acesso ao crédito no futuro. O ideal é usar um software que permita acompanhar todos os gastos em tempo real, de modo a não deixar acumular contas.

Investir em áreas erradas

Por norma, os empresários têm capital suficiente para investir, mas muitas vezes aplicam o dinheiro em áreas pouco relevantes para a empresa. Existe ainda a ideia de que não é necessário investir em Marketing, por exemplo, e isso leva a que os produtos ou serviços da empresa sejam pouco divulgados, resultando em vendas baixas e poucos lucros. Este erro acontece muito quando os empresários não pesquisam devidamente o mercado e acabam por não conhecer o setor de atividade em que se encontram, cometendo erros que podem ser irrecuperáveis no futuro.

Falta de planeamento para épocas baixas

Todos os negócios têm momentos prósperos e momentos menos felizes e é preciso estar preparado para enfrenta-los. Muitas empresas não se preparam adequadamente para as épocas em que vão ter menos lucros e acabam por esquecer-se que mesmo nessas alturas existem compromissos financeiros que têm que ser cumpridos (salários, pagamentos a fornecedores, pagamentos de serviços, entre outros). As empresas devem ter sempre em conta que precisam de ter um fundo de maneio confortável para que consigam enfrentar os momentos menos bons com calma e tranquilidade.

Má gestão do tempo

Não é à toa que se diz que tempo é dinheiro. Isso aplica-se sobretudo na área dos negócios e muitas vezes os empresários gastam mais tempo em reuniões do que aquele que na verdade necessitam. Uma reunião deve acontecer apenas quando existe um objetivo claro e quando se sabe com clareza o que se quer decidir naquele momento. As reuniões são importantes, mas em algumas empresas acontecem com demasiada frequência e demoram demasiado tempo, o que leva a quebras de produtividade que têm impacto nos resultados financeiros da empresa a curto e longo prazo.

Estes são os maiores erros de gestão cometidos nas empresas. Lidar com tanta informação e responsabilidade não é fácil, mas é essencial que o empresário não se perca no meio de todas as tarefas que tem para fazer. A boa saúde da empresa depende da sua capacidade de organização e gestão!

One thought on “Os maiores erros financeiros que podem arruinar a sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *