Gestão de dados: como otimizar os resultados da sua empresa?

Gestão de dados: como otimizar os resultados da sua empresa?

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Otimize a gestão de dados da sua empresa

O grande objetivo da gestão de dados é organiza-los da melhor forma possível para que nos forneçam informações relevantes para uma tomada de decisão eficaz. As empresas estão a ultrapassar um momento delicado relativamente à gestão da informação, pois produzem cada vez mais dados (o chamado big data) e muitas vezes não sabem como lidar com eles. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas dicas para que possa otimizar os resultados da sua empresa através da gestão de dados.

Definição dos KPI’s

As empresas produzem milhares de dados num curto espaço de tempo e torna-se impossível analisar todos os indicadores disponíveis. Os KPI’s – indicadores-chave de desempenho – são os indicadores de sucesso do negócio e são aqueles indicadores que nos demonstram se a empresa está a ir pelo caminho certo. É essencial que os gestores definam os indicadores mais relevantes de modo a saber sempre se os resultados esperados estão a ser atingidos. Sendo humanamente impossível avaliar todos os indicadores, é fundamental que o gestor se foque naqueles que nos mostram exatamente qual é o estado do negócio.

Análise dos dados em tempo real

Analisar os dados em tempo real é cada vez mais uma necessidade para as empresas. Uma grande parte dos gestores baseia as suas decisões em relatórios com vários dias e acaba por ter uma ação reativa e não proativa. No mundo competitivo dos negócios, é muito importante que se conheça o estado do negócio a cada momento, para que se tomem as decisões mais acertadas para o negócio. Softwares como o Multipeers permitem monitorizar o negócio em tempo real, proporcionando informação sempre atualizada e de uma forma graficamente limpa e interativa.

Segurança dos dados

Mais do que nunca, a segurança dos dados foi tão falada nas organizações. Existem cada vez mais ameaças no mundo digital e é realmente necessário que as empresas adotem medidas de segurança, para não correrem o risco de ver a sua informação confidencial exposta. Devido à nova lei de proteção dos dados, a entrar em vigor em maio de 2018, as empresas têm dado uma atenção especial ao setor da segurança. Existem produtos capazes de garantir a segurança dos seus dados. Um bom exemplo é o Datapeers, que permite, entre outras coisas, o mascaramento dos dados.

Melhoria dos processos

Um processo é algo que a empresa faz de forma contínua. Como é algo que é repetido no tempo, é essencial que se criem normas e rotinas para melhorar cada processo. Automatizar tudo o que for possível, eliminar o que é desnecessário e padronizar o que é repetitivo são algumas das formas possíveis para melhorar os processos nas empresas.

Aplicação de métodos para melhorar a gestão

O método Kaizen procura a melhoria contínua. Utiliza diversas metodologias como o PDCA, 5S, DMAIC, entre outras. Para que estas metodologias tenham sucesso nas empresas, é necessário que se criem relatórios de forma automática e que a informação esteja disponível a toda a organização. Deste modo, a gestão da empresa será cada vez melhor e isso refletir-se-á nas decisões tomadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *