Como gerir melhor o tempo na área comercial

Como gerir melhor o tempo na área comercial

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Aprenda a gerir melhor o tempo na área comercial

“Tempo é dinheiro”: mais do que nunca esta máxima fez sentido! Vivemos apressados, a um ritmo alucinante e daríamos tudo para poder esticar o nosso tempo, de modo a que pudéssemos completar todas as tarefas em tempo útil. A gestão do tempo é uma das preocupações de todos os profissionais da área comercial. Os contactos são muitos, as reuniões multiplicam-se e há dias que nos sentimos perdidos. Como o nosso dia não tem 48 horas, é fundamental saber gerir o tempo na área comercial. Neste artigo, deixamos-lhe 7 dicas que o ajudarão a gerir melhor o seu tempo!

Delegue tarefas

Existem profissionais que têm uma grande dificuldade em delegar tarefas pois têm receio de que o resultado final não seja tão bom como se tivesse sido realizado por eles próprios. Querer fazer tudo sozinho é um grande erro pois haverá algo que vai ficar menos bem feito. É essencial que tenha total confiança na sua equipa para que possa delegar tarefas de consciência tranquila. Deste modo, vai libertar-se para que possa desempenhar a cem por cento as tarefas que de facto dependem apenas de si.

Imponha limites nas reuniões

É um hábito bem português prolongar as reuniões e sem se aperceber é uma das razões que o faz perder mais tempo. Estabeleça uma agenda da reunião e force-se por cumpri-la. As reuniões comerciais devem ser objetivas e diretas ao assunto, caso contrário será uma perda de tempo para ambas as partes.

Estabeleça as prioridades no dia anterior

O que é que é mais importante neste momento: angariar novos clientes, vender mais para clientes antigos ou marcar reuniões? Se planear as suas atividades com antecedência, as oportunidades de aumentar as suas vendas serão muito maiores, pois estará focado na principal prioridade. Prepare a sua agenda na véspera e o dia seguinte será mais tranquilo e produtivo.

Não esteja sempre disponível

Ter sempre disponibilidade para os outros pode tornar-se um problema sério. Bloqueie algum tempo por dia para não ser interrompido, sobretudo se tem tarefas mais delicadas e difíceis de realizar. Deste modo, vai conseguir estar mais concentrado e no final do dia vai sentir a diferença nos resultados.

Não olhe para o email de 5 em 5 minutos

Muitas das boas notícias na área comercial chegam por email e temos a tendência de abrir a caixa de entrada com frequência. Desative as notificações de email no desktop e programe alguns momentos do dia para verificar e responder aos emails. Desta forma, estará mais concentrado nas restantes tarefas e não estará a ser interrompido constantemente.

Utilize um CRM

Um CRM vai ajuda-lo a manter toda a informação organizada e isso será valioso no futuro, quando quiser voltar a contactar um cliente antigo. Ter a informação espalhada em ficheiros de Excel, post’its e folhas e de rascunho não é produtivo e vai torna-lo mais ansioso. A organização da informação é essencial para que possa gerir melhor o seu tempo.

Simplifique os relatórios

Relatórios longos, subjetivos e de difícil leitura não são úteis para ninguém. A informação partilhada deve ser autoexplicativa e de fácil leitura, pois só assim conseguirá extrair os melhores resultados dos dados recolhidos. Softwares como o Multipeers permitem analisar o negócio em tempo real e permitem a extração de relatórios graficamente limpos e interativos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *