Conheça os piores ataques informáticos de sempre

Conheça os piores ataques informáticos de sempre

Posted on Posted in Notícias

Em vésperas de Halloween, vamos falar de um tema que é um verdadeiro filme de terror para os gestores de TI: ataques informáticos! Não é novidade de que os ataques informáticos estão cada vez mais sofisticados e que acontecem cada vez mais frequentemente. Do “simples” roubo de passwords até à eliminação de ficheiros importantes, os hackers estão cada vez mais criativos e as empresas têm a obrigação de adotar medidas adequadas para combater estes ataques. No artigo de hoje, vamos dar a conhecer os 5 piores ataques informáticos de sempre!


Ataque à RSA Security

Em março de 2011, as companhias de segurança Symantec e Kaspersky foram vítimas de várias tentativas de invasão às suas bases de dados. No entanto, o maior afetado pela onda de ataques foi a RSA Security, que viu os seus dados serem roubados por hackers que nunca foram identificados. Esta é uma situação muito grave pois a RSA Security é responsável pelo desenvolvimento de soluções que garantem proteger milhares de sistemas contra invasões. Quando nem uma empresa deste calibre está segura, significa que o utilizador comum deve ter muito cuidado e muito receio de eventuais ataques!

“The Homeless Hacker”

Adriano Lamo invadiu os sistemas do New York Times, Google, Yahoo e Microsoft e foi detido em 2003. Ficou conhecido como o hacker “sem teto” pois fazia as suas ações a partir de cafés e bibliotecas. Foi preso após 15 meses de investigação e atualmente luta contra os ataques informáticos. Recentemente denunciou Chelsea Manning, uma militar que roubou dados confidenciais do governo americano.

ASTRA

Este hacker nunca foi identificado publicamente. Acredita-se que seja um matemático de 58 anos, preso em 2008 após hackear os sistemas de informação da empresa Dassault. Durante 5 anos, ASTRA conseguiu roubar informações confidenciais de aviões militares, vendendo-os para pessoas de diferentes países e causando um prejuízo de 360 milhões de dólares à empresa.

Vírus MyDoom

O MyDoom foi um vírus que causou grandes prejuízos em 2004. Chegava aos utilizadores através do e-mail e conseguia criar um acesso ao sistema operacional do computador, ganhando liberdade para fazer todos os estragos que quisesse. Este vírus conseguia também falsificar e-mails e criava uma base de dados automaticamente com os e-mails das vítimas futuras.

Teste de tamanho e conhecimento da Internet

Um teste para conhecer o tamanho da Internet foi realizado em 1988. Nesse dia, Robert Tappan Morris gravou o seu nome na história para sempre, mas não pelos melhores motivos. Ele foi o criador de uma das maiores pragas virtuais de sempre. O worm que ele criou saiu do controlo e infetou milhares de computadores, que deixavam de funcionar corretamente em pouco tempo. Muitas empresas perderam milhares de dólares por causa deste ataque. Morris teve que pagar uma avultada multa e cumprir serviço comunitário. O código do worm que ele criou hoje em dia está exposto numa disquete em destaque no Museu da Ciência de Boston.

Os ataques informáticos são verdadeiramente aterradores. E hoje é um dia muito propício a brincadeiras deste tipo. Proteja os seus dados e tenha um bom Halloween!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *