Os 5 piores erros no planeamento estratégico anual da sua empresa

Os 5 piores erros no planeamento estratégico anual da sua empresa

Posted on Posted in Dicas de Gestão

O final do ano é sempre uma época muito importante para as empresas pois além de fazerem um balanço das ações e resultados do ano que termina, é também altura de planear todas as ações do ano seguinte e de definir a estratégia que guiará o rumo da empresa nos 12 meses que se aproximam. Esta não é uma tarefa fácil e exige dedicação e empenho por parte dos gestores e tomadores de decisão. Por vezes, os erros cometidos no planeamento estratégico da empresa são os responsáveis pelos resultados menos positivos do ano seguinte. Neste artigo, apresentamos os 5 piores erros no planeamento estratégico anual da empresa para que os possa evitar!

Falta de reflexão sobre o ano que termina

Muitas empresas cometem o erro de apenas apresentar valores nos relatórios anuais, sem fazer uma interpretação dos dados que têm à frente. Mais do que dizer que o objetivo X não foi cumprido, é preciso fazer uma análise profunda até encontrar a razão pela qual não se conseguiu atingir o objetivo. O passado das empresas é um professor muito importante para o seu futuro, pois ensina-nos a não cometer o mesmo erro duas vezes.

Falta de monitorização contínua

As decisões nas empresas, na grande maioria dos casos, são tomadas com base em relatórios com alguns dias, o que torna a ação da empresa reativa e não proativa. Cada vez mais é necessário monitorizar o negócio em tempo real, pois só dessa forma é que é possível tomar medidas corretivas imediatas. As empresas devem analisar o seu planeamento de uma forma contínua e não apenas em determinados períodos. Softwares como o Multipeers, que permitem analisar toda a ação da empresa em tempo real, são uma realidade cada vez mais presente nas empresas de todo o Mundo.

Falta de comunicação

A falta de comunicação é um dos principais erros cometidos no planeamento estratégico das empresas. Os gestores muitas vezes esquecem-se de comunicar claramente as suas intenções a todos os membros da empresa, o que faz com que muitos colaboradores não saibam quais são os objetivos anuais e levando-os a trabalhar sem foco. Comunicar sempre o planeamento anual de uma forma clara e objetiva é uma regra para todas as empresas que desejam ser bem-sucedidas.

Prioridades erradas

As empresas têm como objetivo final atingir o maior lucro possível, mas é necessário cumprir uma série de etapas para conseguir atingir os níveis máximos de lucro e rendimento. Um dos principais erros cometidos no planeamento é a incorreta definição de prioridades. Muitos gestores listam como prioridade principal objetivos que nunca serão cumpridos se antes não perseguirmos outras metas.

Falta de informação

A falta de informação nas empresas é um problema muito sério. Os gestores para tomarem uma decisão consciente necessitam de consultar uma grande quantidade de fontes de informação, o que torna este processo moroso e cansativo. O recurso a ferramentas de monitorização do negócio como o Multipeers permitem que o gestor tenha no Desktop e no seu dispositivo móvel todas as informações, em tempo real, sobre a empresa, estando muito mais informado na hora de decidir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *