Os 4 indicadores mais importantes de desempenho financeiro

Os 4 indicadores mais importantes de desempenho financeiro

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Conhecer a saúde financeira de uma empresa é essencial para que o gestor possa tomar as decisões mais acertadas para o negócio. Deve existir um acompanhamento em tempo real dos indicadores mais importantes de desempenho financeiro, para que eventuais desvios possam ser corrigidos antes de terem um impacto significativo nos resultados empresariais. Neste artigo, damos-lhe a conhecer os 4 indicadores mais importantes de desempenho financeiro!

Rentabilidade

Este indicador é muito importante para o desempenho financeiro da empresa e revela o valor do retorno do capital que foi investido na empresa. É importante percebermos regularmente se os investimentos que estamos a fazer estão a trazer resultados positivos para a empresa. Este indicador é muito fácil de calcular, pois basta dividir o resultado líquido da empresa pelo total do ativo. Por exemplo, se o gestor investiu €10. 000 nos ativos do negócio e teve um retorno de €1.500, significa que teve uma rentabilidade de 15%. Muitos gestores não analisam com frequência este indicador, o que faz com que continuem a investir em áreas que não trazem qualquer resultado positivo para a empresa.

Prazo médio das cobranças

Este indicador dá-nos informações sobre os recebimentos diretos da empresa num determinado período de tempo e mostra-nos que clientes pagam dentro do prazo, quais clientes são responsáveis pela maior parte dos recebimentos e quais são os incumpridores. Esta informação é essencial para que perceba o fluxo de caixa e permite-nos avaliar se a faturação é viável para que o negócio se sustente no tempo e dá-nos informação relevante para percebermos se devemos suspender a prestação de serviços a clientes altamente endividados para com a nossa empresa.

Ponto de equilíbrio

Também conhecido como ponto crítico de vendas, este indicador dá-nos o valor mínimo necessário de vendas para cobrir todos os custos da empresa sem haver prejuízo. O ponto de equilíbrio atinge-se quando as vendas igualam os custos e as despesas totais, não havendo lugar para lucro nem para prejuízo. Para calculá-lo, basta apenas somar as despesas fixas mais as variáveis e dividir pela percentagem da margem de contribuição. Este indicador ajuda a empresa a saber exatamente o mínimo que precisa de vender para não dar prejuízo e é impossível definir objetivos de vendas sem conhecer este valor.

Liquidez

A equação entre o ativo e o passivo circulantes de uma empresa dão origem ao índice de liquidez corrente, que nos indica a capacidade que a empresa tem para cumprir com as suas obrigações a curto prazo. Para chegar a este valor, é necessário dividir o ativo pelo passivo e o ideal é que o resultado seja superior a 1. Se for igual a 1, significa que há muita dificuldade em obter lucro e se for inferior a 1 significa que o negócio não está a ser rentável e que não existe capacidade financeira para cumprir com as obrigações no curto prazo.

Analisar o desempenho financeiro através indicadores de negócio em tempo real é essencial para que tome as decisões mais acertadas para o seu negócio, conseguindo obter desta forma um maior lucro e ter um negócio mais rentável. Conheça o Multipeers e saiba como pode ajudá-lo a gerir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *