As melhores técnicas de gestão para pequenos negócios

As melhores técnicas de gestão para pequenos negócios

Posted on Posted in Uncategorized

Todos os pequenos negócios desejam um dia ser grandes, mas é preciso ter a consciência de que crescer no mundo dos negócios é um processo que leva o seu tempo. É necessário que as pequenas empresas adotem técnicas adequadas à sua dimensão, de modo a que possam crescer de forma sustentada. No artigo de hoje, apresentamos as melhores técnicas de gestão para pequenos negócios!

Análise SWOT

A análise SWOT é imprescindível para as pequenas empresas. Esta análise permite-nos conhecer as nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, dotando-nos de um maior conhecimento face ao mercado em que atuamos e aos concorrentes que vamos ter que enfrentar. Esta análise deve ser atualizada de seis em seis meses, para que os gestores estejam sempre a par da evolução do mercado.

Balanced Scorecard

Esta técnica mede o desempenho da empresa, identificando o posicionamento atual com os objetivos estratégicos previamente definidos. A sua aplicação pode ser feita a partir da definição de indicadores, que analisam os resultados a partir de 4 fatores: evolução da equipa, melhoria de processos internos, índice de satisfação dos clientes e situação financeira atual. O gestor deve comparar as ações com os resultados obtidos, identificando potenciais desvios e traçando uma estratégia para melhorar os resultados caso seja necessário.

Utilize um sistema de gestão em tempo real

É importante que conheça o estado do seu negócio a todo o momento, desde o início de criação da sua empresa, pois só deste modo será capaz de evoluir a um ritmo sustentável. Os softwares de monitorização de negócio como o Multipeers podem ser aplicados também a pequenas empresas, pois a informação gerada é sempre muito vasta e, deste modo, o gestor ganhará hábitos de gestão importantes para quando a empresa for maior. Analisar o negócio em tempo real e acompanhar a evolução dos indicadores é um passo essencial para o crescimento de um negócio.

Ciclo PDCA

PDCA é a siga para planear, fazer, verificar e agir. É uma técnica de gestão ligada à melhoria dos processos de uma empresa. O seu objetivo é solucionar problemas, apontando as causas para potenciais desvios e falhas produtivas. Este processo torna a organização da empresa mais eficiente a longo prazo e é essencial que se aplique desde o momento de criação de um negócio, para que a melhoria possa ser contínua.

Árvore de decisão

Esta técnica de gestão utiliza-se para avaliar riscos, custos e benefícios de um projeto a partir de um determinado número de probabilidades. Para iniciar o processo da árvore de decisão, é necessário ir colocando as decisões que precisam de ser tomadas a curto prazo, os riscos envolvidos, qual o custo associado à tomada de decisão e qual o benefício que se pode obter com ela. O objetivo é colocar todas as possibilidades em aberto e avaliar qual a decisão mais benéfica para a empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *