5 motivos para a sua empresa investir em sistemas integrados de gestão

5 motivos para a sua empresa investir em sistemas integrados de gestão

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Os sistemas integrados de gestão estão a ser cada vez mais utilizados nas organizações, pois permitem uma gestão global da empresa por meio da integração de diferentes departamentos e fontes de informação. Estes sistemas consistem num conjunto de partes interligadas com vista a produzir resultados, transformando uma estratégia em operações. Estes sistemas procuram a melhoria contínua de todos os processos da organização, com o objetivo de maximizar o desempenho. Neste artigo, apresentamos-lhe 5 motivos para a sua empresa investir em sistemas integrados de gestão!

Integração de toda a informação

Tem noção de quantos sistemas, ficheiros de Excel e softwares utiliza atualmente para controlar o seu negócio? A maioria das empresas não utiliza um sistema integrado de gestão, mas sim diversas formas, independentes entre si, de tratar a informação. Esta forma de trabalhar prejudica a gestão e a tomada de decisões, pois não existe um conhecimento global do estado da empresa e se o gestor quiser saber ao pormenor tudo o que se passa, terá que consultar um grande número de fontes de informação, o que consome muito tempo. O uso deste tipo de sistemas vai integrar todas as áreas da empresa e diminuir os erros administrativos. Vai ainda dotar os gestores e tomadores de decisão de uma visão 360 graus.

Redução de custos e aumento do lucro

Esta é a vantagem que mais agrada todos os gestores! A eficiência operacional aumenta após a implementação de um sistema integrado de gestão, pelo que a empresa terá mais oportunidades de se focar no relacionamento com os clientes e de desenvolver inovações para se destacar da concorrência. A produtividade dos colaboradores aumenta e a qualidade dos serviços prestados também, pelo que o lucro será maior a curto prazo. Também existe uma menor probabilidade de errar, pelo que os custos a longo prazo serão menores.

Melhor gestão dos recursos humanos

Possivelmente, muitos dos colaboradores da sua empresa desempenham tarefas diariamente que podem ser automatizadas. Muitos colaboradores desempenham no seu dia-a-dia tarefas administrativas que não acrescentam valor para a empresa. Ao desempenharem este tipo de tarefas, é comum que os colaboradores se sintam desmotivados. Os sistemas integrados de gestão permitem que as pessoas desempenhem tarefas mais estratégicas e relevantes, o que valoriza o seu trabalho e melhora o seu desempenho!

Maior acompanhamento financeiro

Já não é possível acompanhar manualmente as finanças da sua empresa e, certamente, terá diversos ficheiros de Excel e documentos digitais que facilitam essa tarefa. Contudo, num sistema integrado, é possível acompanhar os custos e ganhos da empresa e não é necessário inserir manualmente dados financeiros pois o sistema tem acesso a todas as fontes de dados da empresa, o que elimina a necessidade de intervenção humana.

Melhoria de todos os processos

Uma empresa que usa um sistema integrado de gestão consegue padronizar os processos, eliminar os processos manuais e diminuir o tempo de execução das tarefas. No final, a vantagem será global e a empresa conseguirá melhores resultados!

Faça download do nosso e-book e saiba como um sistema BAM o pode ajudar a gerir melhor o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *