7 livros que todos os líderes devem ler

7 livros que todos os líderes devem ler

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Existem livros que nos ensinam muito sobre gerir e liderar equipas. A leitura é um momento de relaxamento e prazer para muitas pessoas e se conseguirmos aprender a ser profissionais melhores através da leitura, juntamos o útil ao agradável! No artigo de hoje, reunimos os 7 melhores livros sobre liderança que todos os líderes devem ler!

O Monge e o Executivo (James Hunter)

Este livro traz-nos a história de um famoso empresário que abandonou a sua brilhante carreira para se tornar monge num mosteiro. James C. Hunter mostra-nos os princípios fundamentais seguidos pelos verdadeiros líderes. Se sente dificuldades em fazer com que a sua equipa consiga extrair o maior rendimento possível do seu trabalho e se gostaria de se relacionar melhor com a sua família e amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir novos horizontes na sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado.

Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Todas as empresas são feitas de pessoas e são elas que colaboram para o sucesso ou insucesso das organizações. Este livro é considerado um dos melhores sobre relacionamentos interpessoais. Lançado em 1936, traz-nos conceitos atuais para que os profissionais aprendam a lidar com pessoas. Este é um livro prático, com muitas aprendizagens que parecem “do senso comum”, mas que muitos líderes se esquecem de pôr em prática no dia a dia.

Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Daniel Goleman mostra-nos a visão científica das emoções de alguns dos mais confusos momentos das nossas próprias vidas e do mundo que nos rodeia. Este livro ajuda-nos a compreender o que significa trazer inteligência à emoção, e como fazê-lo. As nossas paixões quando bem exercidas têm sabedoria e guiam o nosso pensamento e os nossos valores. Contudo, às vezes descontrolam-se e fazem com que nos sintamos perdidos. Tal como Aristóteles bem viu, o problema não é a emocionalidade, mas no sentido da emoção e das expressões. A questão importante é: como trazer inteligência às nossas emoções, e civismo às nossas ruas e solicitude à nossa vida em comunidade?» A leitura deste livro é obrigatória para todos os líderes que querem ser, acima de tudo, humanos para com as suas equipas.

O Príncipe (Nicolau Maquiavel)

Dedicado a Lourenço de Médicis, o Magnífico, Il Principe do Renascimento por excelência, Maquiavel escreveu uma das obras ainda hoje considerada fundamental no estudo da filosofia política e para as relações nas organizações. Mais que um tratado sobre as condições concretas do jogo político, este livro é um estudo sobre as oportunidades oferecidas pela fortuna, sobre as virtudes e os vícios internos ao comportamento dos governantes. Apesar de publicado no século XV, mantém-se ainda muito atual.

A Disciplina Rara para atingir resultados (Larry Bossidy)

Este livro mostra-nos como atingir mais facilmente os resultados a que nos propomos. Unir pessoas, estratégias e operações é o segredo dos negócios bem sucedidos. Os líderes não devem apenas formular uma visão e deixar que sejam os outros a executá-la. Este livro mostra-nos a importância do envolvimento de todos os colaboradores das empresas, exaltando a necessidade da boa comunicação. É um livro muito importante para todos aqueles que desejem comunicar eficazmente com as suas equipas.

Gestão da emoção (Augusto Cury)

Os líderes não são feitos apenas de conhecimento técnico. A inteligência emocional é muito importante para que se tenha um bom desempenho em qualquer área, para se destacar da concorrência e para manter a racionalidade em momentos de crise. Neste livro, Augusto Cury apresenta técnicas simples para que os leitores façam uma melhor gestão das suas emoções e para que encontrem o equilíbrio necessário para enfrentar os desafios profissionais.

O livro de ouro da liderança (John Maxwell)

Este livro é considerado por muitos “a bíblia da liderança”. É uma referência tanto para os novatos como para os líderes mais experientes. Tem uma linguagem simples e exercícios muito úteis, resultando num verdadeiro curso de liderança. É um livro para ler, reler e voltar sempre que se sinta com dúvidas ou inseguranças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *