5 Dicas essenciais para tornar a sua empresa mais produtiva

5 Dicas essenciais para tornar a sua empresa mais produtiva

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Ano novo, vida nova! Se em 2018 tem como objetivo tornar a sua empresa mais produtiva, deve continuar a ler este artigo.

Ao longo dos anos, a forma como trabalhamos mudou muito, sobretudo devido à tecnologia. Contudo, cada vez mais somos “bombardeados” com pedidos constantes, que interrompem continuamente o nosso ritmo de trabalho e diminuem a nossa produtividade. No artigo de hoje, deixamos-lhe 5 dicas essenciais para tornar a sua empresa mais produtiva no novo ano!

Centrar a informação

Um dos principais problemas das empresas e sobretudo dos decisores é ter a informação espalhada por diversos softwares. Isto faz com que se consuma muito tempo a encontrar os dados necessários, o que atrasa as decisões operacionais e prejudica o bom funcionamento das empresas e torna a sua atividade menos produtiva. Softwares como o Multipeers permitem centralizar numa só plataforma toda a informação oriunda dos diversos sistemas da empresa, mostrando-a de uma forma graficamente limpa e interativa, que contribui para decisões mais acertas, pois toda a informação pode ser consultada em tempo real.

Delegar tarefas

Nem sempre é fácil os gestores conseguirem delegar tarefas importantes à sua equipa, mas sem darem conta este é dos principais problemas de produtividade. Ninguém é um super herói para conseguir carregar a empresa às costas, pelo que saber confiar na equipa é fundamental para se poder dedicar a tarefas que realmente não podem ser feitas por mais ninguém. Rodear-se de profissionais qualificados e responsáveis vai ajudá-lo a saber delegar algumas tarefas.

Definição de metas diárias

Todos temos objetivos mensais e anuais a cumprir, mas se pensarmos de forma muito genérica não vamos ser capazes de realizar diariamente as tarefas que contribuirão para esse cumprimento de objetivos. É essencial estabelecer metas diárias para que a sua empresa seja mais produtiva. Deve ser realista nos objetivos que define para o seu dia, pois caso contrário não será capaz de cumprir todas as tarefas e isso levá-lo-á a um sentimento de frustração.

Estabeleça horários para consultar o e-mail

A constante chegada de e-mails desvia-nos da tarefa que estamos a realizar no momento e torna a nossa performance menos produtiva. Deve desligar as notificações de chegada de e-mail no seu Desktop e estabelecer (e cumprir) horários de consulta e resposta a e-mails. Desta forma, o seu dia-a-dia será muito mais organizado e conseguirá maiores níveis de produtividade.

Reúna apenas se for imprescindível

A maior parte das empresas vive numa cultura de reuniões. Todo e qualquer assunto é discutido em torno de uma mesa de reuniões e dificilmente o horário e plano estabelecido são realmente cumpridos. Está provado que a maior parte dos assuntos discutidos nas reuniões empresariais poderiam ser facilmente solucionados através do envio de e-mail ou de uma chamada telefónica. Deste modo, deve reunir apenas se o assunto for delicado e exigir a contribuição de diversos elementos da sua equipa. Caso contrário, pode optar por conversas rápidas e em pé, de modo a que os colaboradores percebam que será uma “reunião” rápida e se foquem realmente no assunto a resolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *