Entenda a relação entre análise de dados e gestão de marketing

Entenda a relação entre análise de dados e gestão de marketing

Posted on Posted in Internet e Marketing

As empresas geram cada vez mais dados no seu dia-a-dia, mas mais importante que a quantidade é a capacidade de analisar a informação gerada. Atualmente, produz-se 5 vezes mais informação do que em 1987 e um dos maiores desafios das empresas é analisar os dados eficazmente, para que possam tomar decisões em com base em factos fidedignos. A gestão de marketing é uma das áreas que mais pode beneficiar com a correta gestão da informação. No artigo de hoje, vamos falar sobre a relação entre análise de dados e gestão de marketing!

Criar relatórios com frequência

A análise de dados deve ser feita de forma constante, para que as decisões sejam tomadas com base em informação atual. Muitas empresas fazem relatórios semanais e quando encontram a informação esta já tem alguns dias. O ideal é criar relatórios curtos e relevantes e de fácil leitura. O Multipeers permite que crie relatórios simples, em que todos os utilizadores percebem a informação e os outputs da análise. Esta alteração vai impactar positivamente nas ações de marketing, que serão muito mais controladas e efetivas.

Saber o que se pretende analisar

Os dados não servem para nada se não soubermos o que precisamos de fazer com eles. É essencial definir as principais métricas de análise e avaliar com frequência se as métricas que estamos a analisar ainda fazem sentido para o negócio. Atualmente, os negócios acontecem a um ritmo muito dinâmico e isso causa mudanças constante. Analisar os dados de modo eficaz permite-nos oferecer um melhor serviço ao cliente, pois estaremos mais conscientes daquilo que eles realmente precisam.

Personalizar a experiência do utilizador

Hoje em dia, o consumidor é cada vez mais exigente e é essencial conseguir criar uma experiência única para cada um deles. Essa tarefa só é possível com base na análise de dados. A Netflix é um bom exemplo neste setor, pois sugere filmes e séries de acordo com as preferências e hábitos de cada utilizador. Se conhecer bem o seu cliente, vai conseguir prestar-lhe um serviço diferenciado e a análise de dados é essencial neste capítulo.

Análise de dados em tempo real

Hoje em dia, já não basta analisar os dados após uma semana das situações acontecerem. Tudo acontece a um ritmo muito rápido e é imprescindível que analise os dados no exato momento em que eles acontecem. O Multipeers permite-lhe analisar os dados em tempo real e alerta-o para situações que saem do previamente estabelecido como normal. Vamos imaginar que é dono de uma cadeira de acessórios de moda e que pretende que todos os dias até ao meio-dia venda X. Se num dia o valor estiver fora do seu padrão normal, o Multipeers alerta-o de imediato para que possa tomar ações, como por exemplo lançar uma campanha promocional para esse dia.

Investir tempo na análise de dados

Os dados são gerados e muitas vezes organizados em relatórios que ninguém lê. Quando assim é, os dados perdem o seu propósito e a organização perde a oportunidade de ter melhores resultados. É muito importante que o gestor de marketing dedique uma parte do seu tempo a analisar a informação, pois só assim será capaz de criar estratégias relevantes para a empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *