5 lições de gestão e liderança que podemos aprender com a série Casa de Papel

5 lições de gestão e liderança que podemos aprender com a série Casa de Papel

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Provavelmente já ouviu falar sobre a série da Netflix “La Casa de Papel”. O argumento é simples, mas arrojado: oito ladrões trancam-se na Casa da Moeda de Espanha, fazendo vários reféns, com o objetivo de fazerem o maior roubo da História. Esta série traz-nos muitas dicas sobre gestão e liderança que podemos aplicar no nosso dia-a-dia profissional. No artigo de hoje, apresentamos as 5 lições de gestão e liderança que podemos aprender com a série Casa de Papel!

Saber lidar com diferentes personalidades

Um bom líder tem que saber lidar com diferentes personalidades e não deixar que as características pessoais interfiram nos negócios. Na série, o líder é representado pelo misterioso Professor, que consegue conquistar a confiança de todos através da sua inteligência e capacidade de antecipação dos problemas. Também podemos observar que o Professor tem outra característica muito importante nos líderes: capacidade de motivar os outros. Também nas empresas é essencial que quem está no topo saiba motivar os seus colaboradores, pois só assim será capaz de cumprir os objetivos globais da organização.

Planeamento minucioso

Na série Casa de Papel, podemos ver que todo o assalto foi planeado até ao mais pequeno pormenor. O Professor não só planeia todas as suas ações, como também antecipa cenários e pensa em possíveis soluções. No mundo empresarial, é vital que o gestor faça um planeamento cuidado e estudado do mercado e das ações que a sua empresa vai desenvolver. Deve também estar preparado para possíveis situações que possam comprometer o sucesso do negócio.

Formação é essencial para uma boa execução

Na série, os assaltantes passaram muito tempo a treinar para darem o seu melhor na hora do assalto. Na Casa de Papel todos sabiam o que fazer e todos passaram muitas horas a simular situações que podiam vir a acontecer na Casa da Moeda. Num ambiente empresarial, os gestores devem experimentar e aprimorar processos, até alcançarem a máxima perfeição possível na execução das tarefas. A formação dos colaboradores em contexto de trabalho é um ponto muito importante para o cumprimento dos objetivos da empresa.

Os humanos podem errar

Apesar de todo o planeamento, de todas as horas de treino e todas as previsões, as pessoas podem errar e as coisas podem não correr da forma que tínhamos planeado. Aceitar isso é inevitável para não desmotivar os colaboradores. Cada falha numa empresa deve ser encarada como uma forma de aprendizagem, pois só assim é possível evoluir e formar melhores profissionais!

Estude bem os adversários

Sun Tzu dizia: “conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa de temer o resultado de cem batalhas”. Esta frase é importantíssima no meio empresarial. Tal como o Professor estudou bem a equipa policial e os trabalhadores da Casa da Moeda, os gestores devem conhecer muito bem os seus concorrentes, pois só assim saberão como se diferenciar e ganhar vantagem competitiva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *