Como a Análise de Dados Contribui para o Trabalho Administrativo da sua Organização

Como a Análise de Dados Contribui para o Trabalho Administrativo da sua Organização

A análise de dados é um dos principais caminhos para tomar decisões assertivas na gestão de negócios. Trata-se de um processo que parte de constatações elementares para gerar informações agregadas e definir qual a melhor abordagem para corrigir falhas ou aprimorar resultados.

Esse ciclo é de grande valia para qualquer organização. Com o dinamismo do mercado atual, ele ajuda a reduzir a variabilidade e gerar maior clareza. Especialmente no que se refere ao trabalho administrativo, isso produz grande valor, uma vez que eleva a objetividade gerencial.

Com base nisso, vejamos os reflexos práticos que a análise de dados pode ter no dia a dia do seu negócio, trazendo maior produtividade e lucratividade.

De Dados a Decisões

Dados não possuem valor intrínseco. Eles representam apenas medições que refletem etapas críticas de processos. Assim, enquanto atividades são executadas, elas geram interações que são acumuladas para começarem a fazer sentido.

A partir daí você começa a gerar informações. Essas informações produzem uma série de sugestões sobre o funcionamento de sua cadeia produtiva. Elas geram uma “foto” da operação. De posse disso, você produz conhecimento e começa a ter um embasamento consistente para tomar decisões.

Esse é o grande objetivo. Você deve ser capaz de estabelecer métricas consistentes, pontos de controle adequados e fazer com que eles produzam imagens fidedignas de sua empresa. Assim, você conduzirá suas atividades de maneira lógica e objetiva.

Processando Seus Dados

Uma das etapas mais importantes na utilização dos dados está no processamento. É necessário fazer a transição até que se chegue em informações de valor. Para tanto, o ideal é estruturar indicadores, gráficos e dashboards que ofereçam uma visão concisa dos resultados.

Esse trabalho pode ser extremamente desafiador. Além da complexidade inerente ao processo de transmissão dos dados, ainda existe o desafio da compilação. Uma grande aliada nesse processo é a tecnologia da informação. Ela ajuda a automatizar grande parte das etapas e eleva a confiabilidade.

Um exemplo de recurso ideal nessas situações é o sistema de gestão ERP, que permite desde o controle de vendas até a completa gestão financeira. Trata-se de um software especialmente projeto para realizar a integração empresarial. Como as métricas são um elemento importante para tanto, a ferramenta possui inúmeros recursos para suportar o processamento de dados.

Assim, você será capaz de chegar até decisões consistentes de maneira ágil e estruturada, em cada um dos seus processos administrativos: sistema de gestão financeira, gestão das vendas, software para controle de estoque, para citar alguns dos principais.

Gerindo com Confiança

Uma das questões centrais da análise de dados está na objetividade adquirida. Nos processos administrativos é muito comum encontrarmos organizações onde impera o feeling dos gestores. Assim, a experiência e o desempenho individual muitas vezes sobrepujam o senso crítico, baseado em informações confiáveis.

Apesar da grande importância do conhecimento acumulado ao longo do tempo, ele não é suficientemente objetivo para que substitua o poder dos dados. Eles emitem uma imagem consistente do seu negócio, que ajuda a ver os erros, os acertos e todos os aspectos essenciais à gestão.

Assim, experiência e análise de dados se complementam, formando uma dupla poderosa no suporte à sua organização.

A Análise de Dados e a Gestão no Século XXI

Novos cenários demandam novas formas de agir. A gestão de negócios sofreu profundas modificações nos últimos anos. Com todo dinamismo do mercado e novos desafios para os gestores, especialmente ligados à tecnologia e globalização, tornou-se essencial o conhecimento objetivo das empresas.

Não se tem mais tempo para tentativa e erro ou para achismos. É preciso conduzir a organização de acordo com a realidade dos fatos e isso é feito por meio dos dados.

À medida que eles se transformam em informações, torna-se mais simples e direto tomar decisões coerentes. A complexidade das situações se reduz e cria-se um embasamento para chegar a resultados melhores. Esse é o grande poder da análise de dados.

Como dito anteriormente, o ideal é aplicar a tecnologia na condução desse processo. Por meio de sistemas de gestão você será capaz de integrar seus setores e agilizar as etapas desde a coleta até o resultado final, contando com ótimas formas de distribuir as informações, mantendo-as salvas e protegidas.

Confie nos dados e eles entregaram valor real para o seu negócio.

Um artigo by GestãoClick

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *