Soluções de Gestão

7 Vantagens do uso da análise de dados em tempo real

7 Vantagens do uso da análise de dados em tempo real

Saiba como a análise em tempo real pode ajudar o seu negócio

Num mercado em que a informação é o ativo mais importante das empresas e em que os consumidores acedem de forma cada vez mais rápida a todas as informações de que necessitam, analisar os dados em tempo real representa uma vantagem competitiva muito importante. A quantidade de dados gerada tem aumentado significativamente devido à massificação do uso dos dispositivos móveis e devido à redução dos custos de armazenamento. Existem muitas vantagens associadas ao uso de ferramentas que permitem um acompanhamento real do negócio e neste artigo destacamos algumas!

Ter uma visão completa sobre o cliente

Com a análise em tempo real é possível perceber de imediato qual o meio preferido pelo cliente, qual a necessidade que tem e os problemas que apresenta. Esta informação garante um serviço mais personalizado e de acordo com aquilo que o cliente realmente necessita.

Identificar alterações no imediato

Uma pequena alteração no mercado ou na concorrência pode aumentar ou diminuir a procura por um determinado produto ou serviço. Tendo informação atualizada ao minuto, é possível identificar essa situação sem que ela cause problemas para o negócio. Assim sendo, após a identificação de uma situação menos positiva, por exemplo, é possível adotar medidas corretivas de modo imediato e minimizar assim os eventuais riscos.

Corrigir desvios nos processos operacionais com brevidade

Uma falha no processo de produção pode significar problemas sérios com clientes, fornecedores e parceiros. Acompanhar o processo produtivo em tempo real permite identificar eventuais falhas e a sua respetiva correção, sem deixar que o processo com um problema se arraste até à sua fase final.

Combinação de múltiplas fontes de dados e conteúdos

Com a utilização de um sistema de análise de dados em tempo real é possível agregar num só sistema toda a informação relativa à empresa. Deste modo, o acesso à informação torna-se bastante mais fácil e reduz-se o tempo que anteriormente se gastava a juntar informação oriundas de diversas fontes.

Torna os processos mais ágeis

Como os programas de gestão da informação em tempo real apresentam a informação de forma condensada e já pronta para análise, a necessidade de fazer relatórios extensivos vai acabar por desaparecer. Desse modo, os colaboradores que antes tinham essa responsabilidade vão ficar com mais tempo disponível para outras tarefas, o que certamente contribuirá para um aumento de produtividade.

Redução da probabilidade de errar

O uso de sistemas de análise de dados em tempo real reduz as falhas de comunicação e acelera a consolidação dos dados. Toda a informação da empresa vai estar apenas num local, o que torna os processos de análise mais ágeis e eficazes.

Dados em dispositivos móveis

Praticamente todos os programas de gestão de informação em tempo real apresentam a possibilidade de serem utilizados em dispositivos móveis. Assim sendo, é possível estar numa reunião numa viagem e ter informação real e atualizada sobre o estado do negócio. Isto traduz-se numa redução do tempo necessário para tomar decisões ou resolver situações, pois já não é preciso chegar ao escritório para que se possa agir.

Os negócios acontecem agora e é essencial que as empresas tenham sistemas de gestão que lhes permitam analisar os dados no momento, de modo a que não se perca tempo e consequentemente oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *