Ferramentas Google que irão ajudar o seu negócio

Google

Saiba como o Google o pode ajudar com o seu negócio

O Google é o maior gigante da Internet e quem trabalhar com tecnologia já não consegue viver sem ele. O termo “googlar” (procurar informação sobre algo no motor de busca) faz parte do nosso dia-a-dia, mas o Google é muito mais que um motor de busca: é uma poderosa ferramenta capaz de o ajudar no seu negócio. Neste artigo apresentamos ferramentas gratuitas que o ajudarão a ter dias mais eficazes e produtivos!

Google My Business

Ferramentas Google que irão ajudar o seu negócio

O Google My Business presta informações muito úteis sobre um negócio, como morada, telefone e horário de funcionamento. Permite ainda que com apenas um clique possa ligar para a empresa. Esta é uma ferramenta gratuita e pode inserir lá toda a informação sobre a sua empresa. Funciona muito bem a nível local e é especialmente indicada para pequenos negócios. Através desta ferramenta pode ter direções de condução até à empresa e pedir para que seja a própria empresa a entrar em contacto consigo.

Google PageSpeed Insights

Ferramentas Google

Esta ferramenta online e gratuita permite-lhe verificar a velocidade com que o conteúdo do seu site é carregado. Além de indicar a velocidade a que o site é carregado, o Google PageSpeed Insights também lhe dá dicas de melhoria, para que consiga otimizar ao máximo o tempo de carregamento do website. É importante ter em conta que a velocidade de um website é um dos fatores mais importantes para ter um bom posicionamento no Google. Nos dias de hoje, o consumidor é muito apressado e não vai ter paciência para esperar que o seu site carregue e o mais certo é que passe para outro site e perca a oportunidade de ter um novo cliente.

Google Trends

Feramentas Google: Trends

É uma das ferramentas mais poderosas mas uma das mais subestimadas. O Google Trends é obrigatório para as empresas que gostam de produzir conteúdo relevante no momento. Esta ferramenta dá-nos informações sobre os temas mais pesquisados no momento, de acordo com a localização geográfica. É bom para o SEO e para o aumento das pesquisas nos sites e blogs. Permite acompanhar em tempo real tudo o que se passa no Mundo.

Google Alerts

Ferramentas Google: Alerts

Esta ferramenta permite que defina alertas para ser informado sempre que alguma menção sobre a sua empresa seja feita por algum site ou blog. É também muito importante para acompanhar a concorrência. Pode e deve definir alertas sobre os seus dois ou três maiores concorrentes de modo a não perder nada daquilo que estão a fazer no momento. Assim estará sempre informado e poderá agir de imediato para não ser ultrapassado pela concorrência.

Google Analytics

Google Analytics

Esta é uma ferramenta obrigatória se pretende ter uma boa presença online. Através do Google Analytics consegue acompanhar os resultados do seu website: número de visitas, visitas orgânicas, visitas vindas das redes sociais, taxa de rejeição, país com mais visitas, entre muitas outras métricas que o ajudarão a compreender o estado em que o seu website se encontra. Com o Google Analytics pode implementar ações para melhorar a performance do seu website e consequentemente vender mais.

Keyword Planner

Google Adwords Keyword Planner

O Keyword Planner está inserido no Google Adwords. O Adwords permite criar anúncios pagos que colocam o site da sua empresa em primeiro lugar. Contudo, o Keyword Planner é gratuito e é uma ferramenta poderosíssima para encontrar as keywords certas para o seu negócio. Esta ferramenta indica-lhe a média de pesquisa mensal sobre uma determinada keyword e além disso ainda lhe diz se tem uma competição alta, média ou baixa. Assim, consegue perceber se a keyword é boa ou má e se vale a pena investir nela no seu website!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *