5 Truques para otimizar a análise de dados

5 Truques para otimizar a análise de dados

Otimize a análise de dados do seu negócio

Hoje em dia recebemos 5 vezes mais informação do que em 1987. Em 20 anos a informação que recebemos quintuplicou e as fontes que originam essa informação também aumentaram drasticamente. Um dos desafios mais importantes dos gestores é saber lidar com todos estes dados e analisa-los de modo a otimizar processos e a aumentar a produtividade. Neste artigo, apresentamos-lhe 5 truques para otimizar a análise de dados!

Crie relatórios simples

A tendência dos gestores é criar relatórios com muitas páginas e com termos complexos que dificultam a sua análise. O ideal é fazer relatórios curtos que contenham apenas a informação essencial para tomar as decisões mais acertadas para o negócio. Crie gráficos apelativos e de fácil leitura pois através destes elementos será mais fácil transmitir a sua mensagem e entender melhor os dados.

Acompanhe o consumidor na sua jornada

Analisar o comportamento do consumidor ao longo da sua jornada de compra permite criar um histórico sobre o cliente e encontrar tendências de consumo. Conseguirá ter uma ação de marketing muito mais direcionada e assertiva e isso repercutir-se-á nas vendas. Utilize o conhecimento sobre o cliente e a análise de dados a seu favor e ofereça-lhe o que ele precisa em cada etapa da sua jornada.

Faça uso do Big Data

O Big Data nas empresas permite uma interligação entre sistemas e departamentos. Deste modo, é possível ter uma visão mais integrada sobre todo o negócio e todas as áreas saem a ganhar. Consegue-se também aumentar o espírito de equipa e de colaboração na empresa pois existe um conhecimento sobre o trabalho de todos.

Defina KPI’s relevantes

É fundamental que saiba o que quer analisar. Se não tiver um propósito bem definido para a análise dos dados, será difícil conseguir extrair algo de relevante deles. Defina métricas de negócio ajustadas à sua realidade empresarial e faça uma revisão frequente. Os negócios não são estáticos e o que é importante analisar hoje pode deixar de ser importante amanhã.

Analise os dados em tempo real

A vida da empresa acontece agora e é agora que deve ter conhecimento sobre o que se está a passar. Tomar decisões com base em relatórios com uma semana de atraso é agir reactivamente e só sendo proactivo é que se consegue vencer no mundo dos negócios atual. Softwares como o Multipeers permitem uma análise em tempo real de tudo aquilo que se passa, possibilitando que atue no imediato para estar sempre um passo à frente da concorrência. Terá toda a informação oriunda dos diversos sistemas de informação presente num só dashboard.

Como conclusão, podemos dizer que uma correta análise de dados otimiza o trabalho, melhora o desempenho e permite um planeamento mais consciente do trabalho a realizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *