Dicas de Gestão

7 dicas para aumentar a sua produtividade

7 dicas para aumentar a sua produtividade

As melhores dicas para aumentar a sua produtividade

Um dos objetivos de todos os gestores é conseguirem ser mais produtivos. Contudo, no dia-a-dia empresarial agitado, nem sempre é fácil terminar o dia com a sensação plena de dever cumprido. As tarefas multiplicam-se e o tempo não estica, pelo que é fundamental adotar as melhores estratégias para aumentar a produtividade. Neste artigo, apresentamos-lhe 7 dicas infalíveis para aumentar a sua produtividade diária!

Definir um horário para consultar o e-mail

Ter notificações para ser avisado sempre que recebe um e-mail é um dos principais erros que todos cometemos. Olhar constantemente para a caixa de e-mail rouba-nos muito tempo, tira-nos a concentração e não permite que nos foquemos no que realmente importa. Deve definir um horário, duas vezes por dia, para consultar o seu e-mail. Assim manter-se-á concentrado na hora de ler as suas novas mensagens e mantém o seu foco durante o dia de trabalho.

Definir prioridades

É certo que todos os dias tem muitas coisas para fazer, mas tem que ser realista: não é uma máquina e só conseguirá cumprir o humanamente possível. Assim sendo, defina uma lista de prioridades para o seu dia e comece pelas tarefas mais urgentes. Vá fazendo vistos ao longo do dia para sentir que está a cumprir com os seus objetivos e para manter-se motivado. Assim vai ser mais fácil priorizar as suas tarefas e cumpri-las em tempo útil.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Apesar de termos sempre muito que fazer, há aqueles dias em que preferimos deixar para amanhã algumas tarefas que podiam ficar prontas hoje. Este é um erro muito comum e deve ser evitado ao máximo pois nunca sabemos as tarefas urgentes que podem surgir no dia seguinte. Não procrastine e se tiver tempo extra ao final do dia vá adiantando as tarefas do dia seguinte.

Mantenha o seu espaço de trabalho organizado

Estar rodeado de confusão vai influenciar o modo como encara o trabalho e a sua forma de trabalhar. Mantenha a sua secretária limpa e as gavetas arrumadas e vai perceber que consegue gerir melhor o seu tempo e as suas funções e aumentar a sua produtividade.

Diga “não” ao multitasking

As pessoas mais produtivas sabem que fazer várias coisas ao mesmo tempo diminui a eficácia na hora de realizar cada tarefa. Para ser mais produtivo deve manter o seu foco e toda a sua concentração numa tarefa de cada vez.

Faça pausas

Mesmo que tenha muitas coisas para fazer, não deve passar o dia inteiro em frente ao computador. Isso vai fazer com que fique cansado e acabará por se desconcentrar. As pausas durante o dia são muito benéficas pois descansa a cabeça durante uns minutos e convive com os seus colegas.

Não seja demasiado perfecionista

O ser humano acredita que pode sempre fazer mais e melhor e se aplicar isso no seu dia-a-dia perceberá que não conseguirá dar nenhuma tarefa por concluída. Deve dar o seu melhor em todas as suas tarefas, mas deve ter a consciência de que a perfeição é difícil de atingir pelo que não deve ficar demasiado tempo na mesma tarefa pois tem prazos para cumprir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *