Como a inteligência artificial vai mudar a forma de trabalhar das empresas

Como a inteligência artificial vai mudar a forma de trabalhar das empresas

Saiba tudo sobre inteligência artificial nas empresas

A inteligência artificial é um dos temas do momento. Existe ainda a ideia errada de que este conceito apenas se relaciona com a existência de robots inteligentes que têm o objetivo de eliminar a raça humana. No entanto, os vários avanços da inteligência artificial, também conhecida como AI, têm o intuito de nos salvar. Entre os principais campos de atuação da AI está a medicina, que tem mostrado resultados significativos e muito importantes para encontrar a cura para muitas doenças. Também no mundo das empresas, a inteligência artificial vai ter um grande impacto. No artigo de hoje vamos abordar as mudanças mais significativas!

Chatbots

Os chatbots estão a revolucionar o atendimento ao cliente. Um chatbot nada mais é do que um robot que fala com as pessoas. Os chatbots auxiliam o utilizador numa série de atividades que até há bem pouco tempo necessitava de intervenção humana. Se já pediu um Uber ou uma pizza por uma aplicação de telemóvel, já utilizou um chatbot. Esta ferramenta pretende facilitar a interação entre clientes e empresas. As aplicações são as mais variadas: da possibilidade de verificar a cotação de uma moeda, passando pelo agendamento de uma consulta médica: com os chatbots tudo fica mais fácil e as empresas aproximam-se do seu target!

Gestão

A inteligência artificial ajuda as empresas a interligarem todas as suas informações, o que tem um peso importantíssimo nas decisões de gestão. Uma empresa que analise a sua informação em tempo real e que tenha num só local todas as informações de negócio importantes será capaz de tomar decisões mais assertivas e acertadas, o que potencia o sucesso do negócio.

Watson

É a grande estrela da IBM e um destaque na computação cognitiva. Este é um sistema que fala e entende o que as pessoas dizem. O Bradesco foi o primeiro utilizador desta tecnologia no Brasil e acredita que terá grande importância nas áreas de atendimento a clientes, formação de colaboradores e gestão de capitais. O Watson tem sido usado também no setor da saúde para dar assistência a médicos, baseando-se em publicações científicas. O sistema é capaz de aprender com a sua própria experiência, oferecendo resultados cada vez mais corretos e precisos.

Fim das tarefas repetitivas

A inteligência artificial ajuda a que os colaboradores deixem de perder tempo com tarefas demasiado burocráticas e administrativas. Através de regras, é possível que robots desempenhem a função de assistentes pessoais, dando informações sobre as tarefas do dia-a-dia, reuniões agendas e tempos de viagem.

A utilização de máquinas e softwares capazes de aprender e funcionar sem supervisão humana cresce nas empresas com o objetivo de melhorar a performance e reduzir custos operacionais. Numa era em que a tecnologia domina o nosso dia-a-dia, é fundamental que as empresas acompanhem esta evolução e desenvolvam estratégias para implementar a inteligência artificial nos seus processos.

One thought on “Como a inteligência artificial vai mudar a forma de trabalhar das empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *