5 Indicadores-chave para a gestão de qualquer negócio

5 Indicadores-chave para a gestão de qualquer negócio

Indicadores: ferramentas essenciais para medir o negócio

A quantidade de indicadores que uma empresa pode mensurar é enorme, mas nem todos os indicadores são importantes para o nosso negócio. Analisar valores que não nos dizem nada nem nos fornecem informação sobre como melhorar no futuro, acaba por ser uma perda de tempo. Contudo, existem KPI’s que se aplicam a todos os negócios e que devem ser avaliados frequentemente para ajudarem os gestores a evoluir. No artigo de hoje apresentamos o 5 indicadores-chave para a gestão de qualquer negócio.

Indicadores de produtividade

Estes indicadores medem todos os recursos da empresa, sejam eles humanos ou máquinas. Pretendem avaliar se aquilo que produzem em determinado tempo é o máximo que podem fazer e qual o contributo que tem para o resultado final. Sem dúvida que estes valores são dos mais importantes que existem nas empresas pois o objetivo final é sempre o lucro, pelo que altos níveis de produtividade são essenciais para o cumprimento dos objetivos.

Indicadores de qualidade

Os KPI’s de qualidade são verdadeiros aliados dos indicadores de produtividade pois ajudam a compreender eventuais desvios ou alterações durante o processo produtivo. Um bom exemplo é o nível de avarias de um produto, que mede a quantidade de danos vs o valor aceitável.

Indicadores estratégicos

Estes valores ajudam a perceber o estado em que a empresa se encontra relativamente aos objetivos previamente estabelecidos. Um indicador estratégico mostra-nos o cenário atual da empresa e comparam-no com o cenário que deveria existir naquele momento. Estes são dos KPI’s mais importantes pois servem de guia de orientação para toda a atividade empresarial.

Indicadores de satisfação

São muito importantes e muitas vezes são desvalorizados pelos gestores. E não falamos apenas de satisfação de clientes, mas também de satisfação dos colaboradores. Os gestores não podem esquecer que os colaboradores são o primeiro público de uma organização e por isso devem manter-se constantemente. Inquéritos de satisfação são muito importantes para esta questão e devem ser tomadas medidas caso exista descontentamento.

Indicadores de efetividade

Estes KPI’s medem se os objetivos propostos para um determinado período de tempo foram de facto alcançados. Esta análise é feita depois de os resultados terem sido produzidos. Algumas perguntas que podem ser respondidas para entender a utilidade destes valores são: o projeto novo fidelizou clientes? O projeto contribuiu para aumentar o lucro e diminuir os custos?

Analisar o negócio em todas as suas vertentes é essencial para o seu sucesso. Os gestores devem medir continuamente os resultados das suas ações pois só assim conseguirão obter inputs que lhes permitem evoluir. Faça download do nosso e-book sobre monitorização do negócio e cumprimento dos objetivos e saiba como uma ferramenta BAM o pode ajudar a gerir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *