Conheça os principais aspetos do Lean IT

Conheça os principais aspetos do Lean IT

A indústria do software está em constante evolução. Sendo um mercado muito competitivo, é essencial que as soluções disponibilizadas pelas empresas resolvam problemas rapidamente e sejam flexíveis. É fundamental que esta área inove e crie uma nova cultura de desenvolvimento de software. O Lean IT adapta os conceitos originais da filosofia Lean e do sitema da Toyota para área das tecnologias de informação. O objetivo é que estas formas de trabalhar se adaptem ao negócio de modo a criar valor para os clientes, alterando a forma como as empresas trabalham e melhorando a sua cultura empresarial. No artigo de hoje, abordaremos os principais aspetos do Lean IT.

Origem do termo

Lean IT é uma extensão do Lean industrial, que teve as suas origens em 1950 na fábrica da Toyota. Nesta altura, o Mundo atravessava uma crise económica e era essencial reduzir custos e otimizar os níveis de desempenho. Através do método Lean, as empresas minimizam o desperdício e produzem com alta qualidade, o que aumenta o valor para o cliente e torna os processos mais eficientes. Este método de trabalho utiliza processos de otimização como o Just in time e a melhoria contínua.

Processos mais eficientes

Lidar com ambientes de tecnologias de informação significa ter que atualizá-los de forma constante, para antecipar e evitar problemas e instabilidades e promover a melhoria contínua (segundo metodologia Kaizen). Gerir um ambiente de TI é um processo complexo e este metodolodia pretende criar sistemas mais funcionais, que saibam integrar todos os processos, tornando-os cada vez mais seguros e confiáveis.

Padronização dos processos

Esta é uma das principais características deste método. A padronização é a forma mais fácil e segura de executar uma tarefa sem falhas. O Lean IT sugere os seguintes processos para agilizar as tarefas: checklist de aplicações de padrões 5S, instruções claras sobre operacionalidade, definição de parâmetros de processos, padrão de parâmetros de setup e padrão de escalonamento de problemas.

Produção mais rápida

Um dos grandes focos desta metodologia é o aumento da velocidade dos processos, o que por sua vez aumenta a produtividade e o lucro. Processos bem delineados e sem falhas, tornam a empresa mais produtiva e isso vai fazer com que os resultados financeiros sejam mais elevados.

Maior envolvimento

A metodologia Lean IT envolve toda a organização no processo produtivo, não se aplicando apenas a um setor da empresa, mas sim a todas as hierarquias. Este método envolve todos os colaboradores para que no final o sucesso seja atingido de forma mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *