Tecnologia e Gestão

Top 5: Mitos sobre tecnologia que precisa de eliminar agora mesmo

Top 5: Mitos sobre tecnologia que precisa de eliminar agora mesmo

Ao longo do tempo, muitas ideias erradas ficam enraizadas no nosso pensamento. O mundo da tecnologia é um dos mais ricos em mitos. Está na hora de eliminar ideias pré-concebidas que são falsas e que atrapalham a sua relação com a tecnologia! No artigo de hoje, abordamos os 5 principais mitos sobre tecnologia que precisa de eliminar agora mesmo!

“MacBooks são imunes a ataques de vírus”

Durante muito tempo, a Apple apregoou que os seus computadores, ao contrário das máquinas da Microsoft, eram imunes a vírus. Contudo, em 2012 um malware do tipo cavalo de Tróia afetou milhares de computadores Mac, deitando por terra o mito (bastante útil) da Apple. Ainda existem muitas pessoas que acreditam que Mac é completamente imune a ataques de vírus, mas isso é um mito!

“Carregar os dispositivos eletrónicos muitas vezes vicia a bateria”

Este é um dos principais mitos sobre tecnologia e era real até há uns anos. No entanto, as baterias modernas de iões de lítio são mais inteligentes, sabendo quando estão cem por cento carregadas e deixando de carregar quando atingem a bateria máxima. Aconselha-se que carregar computadores, tablets e telemóveis com 20% de carga é o ideal para a longevidade do aparelho.

“Não se deve investir em sistemas de gestão em momentos de crise”

Este é um dos mitos sobre tecnologia mais perigosos para a sobrevivência das empresas. Os momentos de crise obrigam as empresas a ter um maior controlo sobre as suas finanças. Por norma, nestes períodos existe uma diminuição do número de colaboradores, o que vai fazer com que os que estão na empresa fiquem sobrecarregados e os sistemas de gestão podem ser muito úteis nestas fases. A adoção de um sistema de gestão em momentos de recessão económica é essencial para garantir um maior controlo sobre gastos e orçamentos e permite agilizar processos, aumentado a produtividade da empresa. Investir num sistema de gestão pode ser o primeiro (e o mais importante) passo para sair de uma situação menos boa.

“Quanto mais ferramentas usar, mais produtivo será”

Por vezes, menos é mais e no caso das empresas e das ferramentas de gestão isto aplica-se. Muitos gestores acreditam que se utilizarem várias ferramentas em simultâneo vão ser mais produtivos, mas o que acontece é exatamente o oposto, pois o foco está disperso por diversos programas e fontes de dados. A nível de análise de dados, aconselha-se a utilização de uma ferramenta BAM como o Multipeers, pois o gestor será capaz de saber o que se passa na sua organização através de um único dashboard que coleta informações das diversas fontes de dados da empresa. Deste modo, o gestor não necessita de consultar 3 ou 4 programas, o que evita o desperdício de tempo e aumenta a produtividade.

“Basta manter o sistema atualizado para estar protegido”

Infelizmente, proteger o seu sistema de ataques informáticos não é assim tão simples. O facto de atualizar o sistema já coloca a empresa em risco, sendo por isso fundamental não ter as atualizações automáticas. É essencial que se analise todos os riscos da atualização, para perceber se após estar atualizado o sistema fica mais vulnerável. Apesar de ser importante manter os seus programas e sistemas atualizados, não é suficiente para prevenir ataques. É importante que forme os seus colaboradores para terem comportamentos corretos relativamente à segurança dos dados, pois esta é uma responsabilidade de todos os membros de uma organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *