Dicas de Gestão

A importância da tecnologia na gestão financeira

A importância da tecnologia na gestão financeira

A gestão financeira é uma das áreas mais importantes numa empresa. É essencial que os gestores tenham um conhecimento completo e atualizado sobre os gastos que acontecem no seu negócio, de modo a saberem quanto poderão investir no futuro. O fluxo de informação existente nas empresas atualmente é gigante, pelo que é obrigatório que as empresas adotem soluções tecnológicas adequadas às especificidades do seu negócio, para que possam tirar o máximo partido da ajuda que a tecnologia nos presta. No artigo de hoje, vamos abordar a importância da tecnologia na gestão financeira!

Centralização da informação

A partilha de informação na Internet, nomeadamente na Cloud, permite que todos os colaboradores tenham acesso ao mesmo documento, facilitando a sua consulta e edição. Contudo, os ERP’s são recursos muito completos que interligam todos os setores da empresa, informatizando os dados e automatizando os processos. Para completar a solução de ERP, a tecnologia fornece-nos outra solução: o sistema BAM. Softwares como o Multipeers permitem que a informação oriunda de todas as fontes de dados da empresa seja consultada num só dashboard e em tempo real, o que vai facilitar a tomada de decisões!

Tomada de decisão mais eficiente

Com um sistema que gere relatórios de forma simples e rápida, torna-se muito mais fácil tomar decisões estratégicas. Muitas vezes, as más decisões acontecem porque os gestores não têm um conhecimento real do que efetivamente se passa na empresa. Com o recurso à tecnologia, a informação torna-se mais acessível e as decisões tomadas serão mais assertivas e ponderadas.

Mobilidade: aliada da boa gestão

Os gestores passam algum tempo fora da empresa, em eventos e reuniões. Se antes isso era um problema para a gestão financeira, devido à tecnologia, tudo ficou resolvido. O Multipeers, por exemplo, permite que, além de poder consultar a informação em dispositivos móveis, defina alertas de negócio para determinadas ações. Por exemplo, se tiver uma cadeia de lojas e quiser ser alertado sempre que a meio do dia não tenha efetuado X valor de vendas, o Multipeers alertá-lo-á por SMS ou e-mail, para que possa, independentemente do local em que se encontrar, agir de imediato.

Comunicação de dados mais eficaz

A tecnologia melhorou a comunicação, visto que existem cada vez mais sistemas para transmitir informação, desde e-mails, softwares diversos, soluções na Cloud, entre outros. A comunicação interna sai bastante beneficiada com o uso correto da tecnologia, mas também houve melhorias significativas na comunicação com as instituições bancárias, visto que atualmente é possível efetuar transferências e consultar saldos e movimentos em qualquer lugar, a partir de um dispositivo móvel.

Aumento da produtividade

Tendo softwares mais eficientes, a automatização dos processos acontece de forma mais fácil, o que faz com que cada colaborador se possa dedicar a tarefas que realmente precisam da máxima atenção. O resultado final, a médio e longo prazo, será um aumento da produtividade geral, o que se irá refletir nos lucros da empresa e na gestão financeira.

One thought on “A importância da tecnologia na gestão financeira

  1. The above project management tips stem from the experience and wisdom of seasoned project managers who dealt with a variety of complex and challenging software development projects for businesses of diverse niches. The project managers in a tech company can only be responsible to adopt and execute such principles for the last few miles of the entire project roadmap. The development company has to take full responsibility to incorporate these time-tested principles and practices.
    Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *