Tecnologia e Gestão

Sabe o que é Fog Computing?

Sabe o que é Fog Computing?

Os métodos de armazenamento evoluem diariamente, com o objetivo de se tornarem mais dinâmicos e eficientes. Depois da Cloud Computing, surge o termo Fog Computing, um fator diferencial para se aplicar com o conceito de Internet das Coisas. Com esta nova tecnologia, muito se tem pesquisado sobre os métodos de realizar corretamente o processo e tratamento de todos os dados gerados. Fog Computing tem um papel muito importante neste processo e no artigo de hoje vamos explicar tudo sobre esta novo método de armazenamento!

O que é Fog Computing?

Imagine uma cidade inteligente onde existe uma câmara de tráfego inteligente que deteta o padrão de luzes de uma ambulância e de imediato envia essa informação para os semáforos, de modo a abrirem para que a ambulância possa passar. Se essas informações tiverem que ser processadas e enviadas para a Cloud e depois enviadas para o semáforo, existe uma perda de tempo que pode ser crucial. Fog Computing trata-se da economia de tráfego e de tempo de envio para a nuvem, fazendo com que exista um processamento direto no equipamento, sem que exista necessidade de se enviarem informações para a Cloud.

Fog Computing funciona no mesmo esquema que a Cloud, mas está mais próxima dos utilizadores e equipamentos, acelerando os processos e diminuindo o tráfego na rede, sobretudo em ambientes que não têm grande largura de banda. Fog Computing (nevoeiro) facilita sobretudo o processamento dos dados da Internet das Coisas. Fog Computing tem o objetivo de ampliar a capacidade do computador e do armazenamento na Cloud em toda a rede. Fog Computing é uma camada intermédia entre a Cloud e o hardware, que permite um processamento, análise e armazenamento de dados mais eficaz.

Fog Computing e Internet das Coisas

De acordo com o Business Insider, até 2021 quase 6 triliões de dólares serão investidos no mercado global em soluções de Internet das Coisas. Isto significa que, caso estes números se concretizem, os sistemas atuais de Cloud Computing não conseguirão lidar com todo o volume de dados, sendo necessário utilizar complementos. E é aí que entra a Fog Computing. Nesta nova realidade, é necessário estabelecer processos que antecedam a Cloud Computing, que façam a gestão e análise do ambiente para que armazenem o que realmente é necessário e importante, de modo a que haja respostas mais rápidas a determinadas questões.

 

Fog Computing oferece uma combinação de maior poder computacional, maior capacidade de armazenamento e serviços na rede e pretende lidar e resolver eventuais limitações da Cloud Computing. No fundo, o grande objetivo deste termo que está agora a emergir é lidar da melhor forma possível com os dados que são criados diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *