Definição de métricas de negócio

Entenda a relação entre dashboard e tomada de decisões

Entenda a relação entre dashboard e tomada de decisões

Tomar as decisões certas para o negócio não é uma tarefa fácil e as decisões que os gestores tomam podem influenciar de modo irreversível o rumo de uma empresa. Para que consigam tomar as decisões mais acertadas, os gestores precisam de ter ao seu dispor as melhores ferramentas possíveis, para que possam basear as suas opções em dados concretos, objetivos e realistas. O dashboard é uma das ferramentas mais importantes atualmente, pois permite que os gestores estejam sempre atualizados sobre tudo o que se passa no negócio. Neste artigo, vamos abordar a relação entre dashboards e tomada de decisões!

Mas afinal, o que é um dashboard?

Um dashboard é um painel de controlo que apresenta de forma visual as informações mais importantes sobre o negócio. No caso de utilizar uma ferramenta como o Multipeers, a informação é atualizada permanente e automaticamente, de modo a que tenha ao seu dispor as informações mais atuais sobre tudo aquilo que se passa na empresa.

Como o dashboard ajuda na tomada de decisões

  • Agrupa as informações oriundas de todas as fontes da empresa

Neste campo, é preciso ter cuidado para não ter um dashboard demasiado “cheio”, ou seja, com informação que não é relevante para a sua tomada de decisão. Isso só vai criar ruído visual e complicar a sua análise. Deve criar um dashboard de fácil leitura e apenas com os dados que realmente importam para si.

  • Avaliação constante do negócio

Uma das principais vantagens do uso de dashboards relaciona-se com o facto de poder analisar constantemente o presente e o passado do seu negócio. Com um dashboard, é muito fácil analisar o histórico da empresa e encontrar padrões de comportamento do passado que irão ajudar a tomar decisões no presente que não comprometem o futuro!

  • Objetivos de negócio sempre presentes

Ao utilizar um dashboard, consegue facilmente perceber se os seus objetivos de negócio estão a ser cumpridos. Relacionar os KPI’s com as atividades do dia-a-dia é essencial para que os objetivos individuais e globais sejam alcançados de forma mais simples.

  • Identificar desvios rapidamente

Os gestores nem sempre conseguem identificar desvios nas rotinas de trabalho em tempo útil, o que compromete a produtividade do negócio. O dashboard vai juntar o histórico das operações da empresa e pode definir padrões para detetar desvios e anomalias em tempo real. Assim, o sistema é capaz de perceber que algo não está bem e de alertá-lo de imediato para que possa agir antes de se tornar um problema sério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *