Dicas de Gestão

Big Data Analytics: tudo o que precisa de saber sobre este conceito

Big Data Analytics: tudo o que precisa de saber sobre este conceito

Big Data é um termo cada vez mais usado nas empresas em todo o Mundo e no fundo nada mais é do que a busca constante pela melhoria dos processos de negócio e pela aquisição de insights importantes sobre tendências de mercado e comportamento dos consumidores. Quando uma empresa consegue obter informações valiosas sobre o meio onde se insere, torna-se muito mais fácil tomar decisões acertadas para o futuro dos negócios. No artigo de hoje falamos sobre Big Data Analytics!

Definição

Big Data é o termo que descreve o incomensurável volume de dados (estruturados ou não) que têm impacto nos negócios diariamente. Mais importante do que a quantidade de dados, é o que as empresas podem efetivamente fazer com esses dados. O Big Data encontra-se associado a 3 V’s: volume de dados, variedade de dados e velocidade de dados. Big Data diz respeito a quantidades enormes de dados produzidos pela interação humana com a tecnologia, mais a informação que se gera pela comunicação entre máquinas. A variedade de dados diz respeito às múltiplas fontes de informação com que as empresas lidam diariamente (posts em redes sociais, informações financeiras, informações de marketing, entre muitas outras). A velocidade com que os dados são produzidos é cada vez maior e é preciso que as empresas utilizem ferramentas como o Multipeers, que lhes permitam analisar em tempo real o que se passa no negócio.

Tipos de Big Data

Dados estruturados vs dados não estruturados: os primeiros podem ser utilizados no seu formato original e por norma são organizados em linhas e colunas, como numa folha de Excel. Um exemplo de dados estruturados é a informação financeira de uma empresa organizada numa tabela de Excel. Os dados não estruturados não seguem nenhuma regra nem têm uma estrutura definida e as imagens e publicações em redes sociais são bons exemplos de dados não estruturados.

Vantagens do Big Data Analytics

Analisar o negócio em tempo real

informação cresce a um ritmo muito acelerado, o que torna cada vez mais difícil a sua análise. A solução indicada é analisar os dados em tempo real para tirar o máximo partido da informação. Produtos como o Multipeers permitem analisar a cada segundo o que se está a passar com o negócio. Desta forma, é possível tirar o máximo partido dos dados para tomar as melhores decisões para o negócio. Aliar a grande quantidade de dados gerada nas empresas a uma análise em tempo real permite obter insights essenciais para o sucesso dos negócios.

Melhor recolha dos dados

Os dados surgem dos mais diversos canais e através do Big Data é possível centraliza-los e agrupá-los por afinidades. É possível estar mais perto do cliente através da recolha de dados por meio de questionários, aplicações, cartões de fidelidade, entre outros instrumentos. Os dados recolhidos são essenciais para que se possa fazer um planeamento assertivo das ações de marketing e comunicação.

Maior eficácia do negócio

Mais do que conhecer o mercado, as empresas conseguem, através do Big Data, usar os dados para mudar o negócio e aumentar o retorno sobre o investimento. Usar os conhecimentos das experiências analíticas permite às empresas criar novos indicadores de negócio e analisá-lo de modo mais abrangente e objetivo. Desta forma, conseguirão melhores níveis de rendimento que se refletirão no sucesso do negócio.

One thought on “Big Data Analytics: tudo o que precisa de saber sobre este conceito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *