Qual o verdadeiro impacto da tecnologia no dia-a-dia das empresas?

Qual o verdadeiro impacto da tecnologia no dia-a-dia das empresas?

A tecnologia mudou o modo como vivemos e como trabalhamos. É praticamente impossível imaginar um dia de trabalho sem recurso a ferramentas tecnológicas. A utilização da tecnologia está a originar disrupções em todos os setores da indústria e é relevante para todos os negócios. É o presente das empresas e é também o seu passado, dado que de uma forma ou de outra, há vários anos são aplicados nas nossas organizações conceitos e ferramentas relacionados com o mundo digital.  Cloud computing, Big Data, Data Analytics, Internet of Things, mobilidade, entre outros conceitos, já não são uma novidade. Não obstante, nos dias de hoje, para que uma empresa se mantenha competitiva e permaneça relevante no mercado, é necessária uma abordagem holística, que compreenda não só as interações com os clientes, mas que também aborde os desafios internos das organizações e a sua estrutura, com todos estes conceitos integrados numa estratégia de digitalização do negócio, pois apenas quando trabalhados em conjunto comportam verdadeiro valor para as organizações. No artigo de hoje, pretendemos responder à questão: qual o verdadeiro impacto da tecnologia no dia-a-dia das empresas?

Maior eficácia na gestão

A tecnologia melhora a comunicação interna das empresas, ajudando a reduzir o ruído organizacional. Seja através de ERP’s ou de ferramentas de análise em tempo real como o Multipeers, a área de gestão sai a ganhar com o uso adequado das ferramentas tecnológicas certas.

Redução de custos

Com uma gestão mais eficiente, a empresa conseguirá diminuir os custos e aumentar o nível da sua performance. Com o uso de recursos tecnológicos, torna-se mais fácil acompanhar o retorno de cada investimento feito na empresa, o que permite que haja uma melhor orientação dos investimentos futuros, evitando assim prejuízos que comprometem a saúde financeira da organização.

Melhor relacionamento com os clientes

A tecnologia tem uma forte influência no modo como as empresas se relacionam com os clientes. Para além das formas mais tradicionais como e-mail e telefone, é possível agora contactar com o cliente através das diversas redes sociais e através de Whatsapp. Tudo isto permite uma resposta mais rápida às necessidades de cada cliente, o que vai fazer com que ele se torne fiel à marca. Hoje em dia, o consumidor atual é muito exigente, pelo que é essencial que as empresas adotem as ferramentas mais adequadas para comunicarem com ele.

Controlo efetivo das operações

Automatizar os processos de compras de uma empresa através da tecnologia garante que todas as ações realizadas estão em conformidade com as normas estabelecidas. Todas as ações feitas relacionadas com as compras devem ser introduzidas em ambiente digital para que seja possível consultar o seu histórico sempre que haja a necessidade de saber o que se passou com determinada compra.

Maior rendimento

A parceria correta entre o Homem e a máquina permite um maior rendimento no dia-a-dia. Permite ainda eliminar custos com excesso de mão-de-obra, pois consegue-se facilmente otimizar o trabalho dos colaboradores. A tecnologia permite também automatizar o trabalho burocrático, pelo que ajuda os colaboradores a ficarem mais motivados.

 

Conheça as vantagens de um sistema BAM e saiba como pode tirar o máximo partido desta ferramenta!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *