Dicas de Gestão

5 Tendências de segurança dos dados

5 Tendências de segurança dos dados

O ano de 2018 aproxima-se a largos passos do seu final e é, por isso, tempo para falar de tendências. A segurança dos dados é um tema que cada vez mais necessita de atenção, sobretudo neste ano que ficou marcado pela entrada em vigor do novo regulamento geral de proteção de dados. Estar atento às tendências desta área é o primeiro passo para conseguir proteger os dados da melhor forma possível e garantir que as informações confidenciais dos negócios não são expostas. No artigo de hoje, apresentamos 5 tendências de segurança dos dados!

Segurança da Informação na Cloud

A Cloud tem vindo a ganhar cada vez mais fãs um pouco por todo o Mundo. A utilização de soluções na Cloud garante mais mobilidade e uma vasta lista de opções. Contudo, não podemos cair no erro de que basta colocar as informações na Cloud para que estas se mantenham protegidas. Uma vez que o armazenamento na Cloud permite que se consultem ficheiros da empresa em qualquer dispositivo móvel, é fundamental garantir que esses dispositivos se mantenham protegidos. Armazenar as informações empresariais na Cloud é muito importante para manter as informações seguras, mas não é suficiente para garantir isso: é obrigatório garantir que os dispositivos estão todos protegidos.

Criação de política para uso de recursos de tecnologia

A tecnologia faz parte do quotidiano de todos os colaboradores de uma empresa e isso é um risco para a segurança dos dados. É preciso definir de que forma os recursos tecnológicos podem ser usados no ambiente de trabalho, através da criação de normas de utilização de dispositivos amovíveis, abertura de e-mails pessoais, entre outros fatores que se considerem relevantes. A utilização de uma pen com um vírus, por exemplo, pode contaminar toda a rede de uma empresa, comprometendo a segurança da informação.

Política de passwords seguras

Acredita-se que 90% das passwords sejam vulneráveis e que podem ser descobertas com bastante facilidade. A password é o principal recurso para que um utilizador consiga aceder a um sistema, pelo que é fundamental que esta seja forte e segura. Deve ser alterada com bastante frequência (aconselha-se que a sua alteração ocorra a cada 90 dias). Assim, a empresa deve criar um documento com normas sobre a criação de passwords, pois muitas vezes esta área é encarada com pouca seriedade, o que pode comprometer a segurança do negócio.

Backup de dados

Esta deveria ser uma prática comum e obrigatória em todas as empresas, mas em muitos casos não existe qualquer tipo de política em relação ao backup dos dados. Para que uma empresa garanta que a sua informação se mantém segura, é necessário que realize com bastante frequência backups das suas informações. Este backup deve existir em diversos ambientes, para que em caso de ataque informático as informações se mantenham protegidas. Aconselha-se também que se utilize um sistema de recuperação de dados na Cloud, como o RAAS. Assim, em caso de ataques extremos, é possível recuperar toda a informação que foi alvo do ataque.

Soluções de segurança à medida

O mercado da cibersegurança está a evoluir para um novo paradigma de soluções à medida que resolvam as “dores” específicas de cada cliente. Com a exigência cada vez maior das empresas no que diz respeito à segurança da informação, os fornecedores de soluções de TI começam a oferecer abordagens mais personalizadas, tendo em conta o tamanho e complexidade da infraestrutura de TI de cada empresa. Uma abordagem mais personalizada vai permitir que as empresas adotem soluções exclusivamente adaptadas às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *