Dicas de Gestão

Como transformar os dados da sua empresa em informação relevante?

Como transformar os dados da sua empresa em informação relevante?

As empresas geram um grande volume de dados diariamente. Esses dados serão os inputs necessários para uma tomada de decisão eficaz e consciente, pelo que é fundamental que os gestores consigam extrair deles o máximo valor possível. É importante que as empresas definam uma estratégia integrada de informação, caso contrário, os dados não terão o valor necessário. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas dicas para transformar os dados da sua empresa em informação relevante!

Dados vs Informação

Antes de mais, é preciso fazer a distinção entre dados e informação. Apesar de estarem ligados, estes conceitos não têm o mesmo significado. Dados são todas as informações e inicialmente não trazem qualquer valor à empresa, pois ainda não foram filtrados nem interpretados. São dados com potencial. Já a informação é um conjunto de dados que já foram categorizados e já é possível extrair informação útil. O importante neste processo é conseguir distinguir o que pode ser utilizado com relevância e o que não tem qualquer tipo de valor.

Conheça o estado do seu negócio em todos os momentos

O dia-a-dia de um gestor é bastante atarefado e é humanamente impossível conseguir acompanhar todas as situações que acontecem no negócio. É muito importante ter um sistema de monitorização do negócio em tempo real que permita definir alertas de negócio para que seja avisado sempre que alguma situação importante requer intervenção imediata. O Multipeers é um sistema BAM que permite que defina alertas de negócio que o avisam sempre que uma situação requer a sua atenção. Deste modo, vai estar sempre a par dos eventos do seu negócio e vai poder decidir em tempo útil. Muitas das decisões são tomadas com base em relatórios com alguns dias de atraso, o que faz com que a empresa tenha uma ação reativa e não proativa. Com o Multipeers vai conseguir estar sempre à frente da concorrência. Esta é uma das formas mais eficazes para transformar os dados em informação relevante!

Crie um planeamento eficiente

Para decisões mais complexas e, principalmente, de longo prazo, é preciso planear com calma cada passo a ser dado, considerando todos os prós e contras de cada situação. Uma técnica bastante eficiente é a ferramenta 5W2H, um acrônimo de 7 perguntas, em inglês, que servem como base para desenvolver um bom planeamento estratégico.

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando?)
  • Who (por quem será feito?)
  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

Utilize KPI’s para avaliar as ações tomadas

Definir indicadores de negócio de modo consciente é fundamental para se conseguir analisar o negócio objetivamente. É essencial que os indicadores analisados mostrem aos gestores o caminho a seguir, de modo a corrigirem-se erros e a aplicarem-se novas estratégias. Os KPI’s devem ser simples, para que toda a equipa seja capaz de compreendê-los. Se complicar muito um KPI, corre o risco de não conseguir extrair qualquer informação útil da sua análise. Se os colaboradores não entenderem o indicador podem ficar desmotivados, o que prejudica todo o desempenho da empresa. Um KPI deve ser analisado com frequência pois só com um acompanhamento constante é possível entender se estamos executar corretamente a estratégia da empresa e a gerar valor com a nossa atividade. Deve optar sempre por indicadores que podem ser medidos facilmente e de forma frequente, para que possa tomar decisões no dia-a-dia com base em informação fiável e atualizada.

Utilize dashboards no seu dia-a-dia

Um dashboard é um painel de controlo que apresenta de forma visual as informações mais importantes sobre o negócio. No caso de utilizar uma ferramenta como o Multipeers, a informação é atualizada permanente e automaticamente, de modo a que tenha ao seu dispor as informações mais atuais sobre tudo aquilo que se passa na empresa. Ao utilizar um dashboard, consegue facilmente perceber se os seus objetivos de negócio estão a ser cumpridos. Relacionar os KPI’s com as atividades do dia-a-dia é essencial para que os objetivos individuais e globais sejam alcançados de forma mais simples. O dashboard é uma ferramenta importantíssima na medida em que apresenta os dados e organiza-os de modo a que o gestor os possa analisar de forma objetiva e para que consiga extrair o máximo de informação possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *