AIOPS: memorize o termo que vai mudar a forma de gerir a área de TI

AIOPS: memorize o termo que vai mudar a forma de gerir a área de TI

Vivemos numa era cada vez mais digital onde o sucesso das empresas depende das tecnologias utilizadas. Os problemas de performance (picos de solicitação, ataques informáticos, etc) levam a perdas financeiras e é necessário que as operações de TI trabalhem com mais eficiência. Os negócios e as tecnologias digitais estão a aumentar o volume, a velocidade e a variedade dos dados. A correlação e a análise manual dos dados e alertas é cada vez mais difícil para a equipa de operações de TI, com ferramentas em silos espalhadas por dispositivos móveis, pela Cloud e pelo mainframe. As operações de TI sofrem com o excesso de ruído, pois existem muitos eventos e muitos processos e torna-se humanamente impossível acompanhar tudo o que se passa.  A solução passa por conseguir uma gestão mais eficiente com custos reduzidos e foi por isso que a Gartner criou o termo “AIOPS: Artificial Intelligence for IT Operations“. Este novo termo visa uma mudança de cultura para a obtenção de processos mais ágeis.

Mas, afinal, o que é AIOPS?

Esta nova forma de gestão de TI permite um afastamento da gestão isolada de operações e fornece insights inteligentes que promovem a automatização e a colaboração para proporcionar uma melhoria contínua. AIOps usa big data, análise de dados e machine learning para fornecer insights e um nível maior de automatização. Assim, as operações de TI não dependem tanto da interação humana para realizar as tarefas de gestão exigidas pela infraestrutura e pelos softwares modernos. Deste modo, reduz-se a interação humana em tarefas rotineiras e libertam-se os recursos humanos para outras áreas de valor acrescentado. As soluções de AIOps consomem dados de diversos recursos e, depois, armazenam e fornecem acesso a estes, permitindo análises mais avançadas.

Quais são as principais utilizações de AIOps?

  • Análise da causa dos problemas
  • Redução de algoritmos e correlação
  • Prevenção de problemas através de alertas inteligentes
  • Automatização inteligente
  • Identificação preditiva de capacidade
  • Agilidade entre equipas e grupos do datacenter

Desafios do AIOPS

Esta nova forma de gerir as tecnologias de informação apresenta inúmeros desafios. O primeiro de todos é a resistência à mudança. Ainda existe alguma desconfiança relativamente à inteligência artificial e existe receio de que a automatização de tarefas coloque em risco os empregos das pessoas.

Outro desafio diz respeito à desorganização dos dados. A maior parte das empresas não tem os dados de forma organizada e a Inteligência Artificial funciona totalmente baseada na leitura da informação para desempenhar a sua função. Quando lê informações erradas, cria padrões errados.

Por último, outro desafio deste setor é a falta de planeamento. Algumas empresas implantam IA para não ficarem fora do mercado ou porque o concorrente implantou e teve bom resultado. Contudo, cada caso é um caso e se não houver planeamento sobre o que a empresa espera da máquina e se não houver dados suficientes e bem estruturados, todo o investimento cai por terra. É necessário fazer uma pesquisa de mercado e avaliar os prós e contras da tecnologia e a sua aplicabilidade ao negócio.

 

AIOps agrega muito valor às organizações. No futuro, terá um papel muito importante no aumento da eficiência das equipas de TI e facilitará a adoção de tecnologias complexas de última geração com as quais as soluções tradicionais não são capazes de lidar. A transformação digital precisa de AIOps, pois graças a este novo conceito as equipas de TI podem analisar automaticamente grandes volumes de dados digitais e solucionar os problemas difíceis de forma mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *