Dicas de Gestão

Como simplificar a tomada de decisões nas empresas?

Como simplificar a tomada de decisões nas empresas?

Uma decisão errada pode comprometer o sucesso de um negócio. Por isso, é fundamental que os gestores tenham à sua disposição todas as ferramentas necessárias para tomarem decisões de forma consciente e informada. O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores estão cada vez mais exigentes e estes dois fatores dificultam uma tomada de decisão correta. na medida em que uma falha na decisão pode comprometer seriamente toda a continuidade do negócio. No artigo de hoje, vamos perceber de que forma podemos simplificar a tomada de decisões nas empresas!

Identifique corretamente o problema que precisa de ser resolvido

A tomada de decisão, na maior parte das situações, tem como objetivo resolver um problema empresarial. Assim, para que a melhor decisão seja tomada é preciso identificar a sua origem e listar todas as possíveis soluções. Esta etapa parece básica mas é uma das mais importantes e uma das mais subestimadas. A análise profunda da situação vai dar-nos os dados necessários para sabermos qual caminho escolher.

Software de monitorização em tempo real

É muito importante ter um sistema de monitorização do negócio em tempo real que permita definir alertas de negócio para que seja avisado sempre que alguma situação importante requer uma  intervenção imediata. O Multipeers é um sistema BAM que permite que defina alertas de negócio que o avisam sempre que uma situação requer a sua atenção. Deste modo, vai estar sempre a par dos eventos do seu negócio e vai poder decidir em tempo útil. Muitas das decisões são tomadas com base em relatórios com alguns dias de atraso, o que faz com que a empresa tenha uma ação reativa e não proativa. Com o Multipeers vai conseguir estar sempre à frente da concorrência e decidir da melhor forma possível para o negócio.

Defina KPI’s (e monitorize-os)

Os KPI’s relacionam-se com o ponto anterior. Um KPI – indicador de performance – é um valor que demonstra se a empresa está a atingir os seus principais objetivos e se está no caminho certo. A empresa deve ter KPI’s gerais bem definidos. Do mesmo modo, cada departamento e colaborador deve conhecer os seus KPI’s de modo a que possa trabalhar no sentido de atingir os seus objetivos e ajudar a empresa a crescer. “Se não sabemos para onde vamos qualquer caminho serve”: deste modo, é indispensável que cada colaborador conheça o seu papel na empresa para que possa orientar o seu trabalho diário no sentido de atingir todos os seus objetivos.

Avalie todas as opções e peça a colaboração da sua equipa

Antes de tomar uma decisão, o gestor deve identificar e analisar pormenorizadamente todas as alternativas disponíveis. O mesmo problema pode ter várias soluções e o gestor deve contar com a ajuda da sua equipa para escolher o melhor caminho a seguir. Deste modo, não só a empresa ganha pois a opinião de todos será, certamente, melhor que a de uma pessoa só, como os colaboradores se sentirão mais motivados pois sentem-se parte integrante do processo.

 

Analisar os dados em tempo real é cada vez mais uma realidade nas empresas em todo o Mundo. Os negócios acontecem a um ritmo muito acelerado e é essencial que saiba o que está a acontecer na sua empresa para conseguir tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio.

Conheça as vantagens do sistema BAM e saiba como estas ferramentas podem ajudar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *