Qual o impacto da tecnologia na gestão de empresas?

Qual o impacto da tecnologia na gestão de empresas?

A tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Já não conseguimos viver sem aceder à Internet e sem um telemóvel, pelo que cada vez mais a tecnologia assume um papel de destaque na nossa rotina. Nas empresas isto também se verifica, visto que em muitas áreas praticamente todo o trabalho gira em torno da rede. A tecnologia tem um impacto significativo nas organizações, permitindo melhorar processos e alcançar melhores resultados. No artigo de hoje, vamos perceber qual o impacto da tecnologia na gestão de empresas!

Redução de custos

Uma gestão de recursos mais eficiente permite reduzir significativamente os custos. A utilização da tecnologia é um grande aliado de uma boa gestão. Por exemplo, softwares como o Multipeers permitem acompanhar em tempo real tudo aquilo que se passa na empresa, dando uma visão global e atualizada sobre cada gasto e cada ganho. Deste modo, é possível tomar decisões imediatas e conscientes que irão beneficiar o negócio. Este acompanhamento contínuo, permite orientar os investimentos da empresa, evitando perdas desnecessárias. Também a utilização de soluções na Cloud permite reduzir custos com a manutenção dos equipamentos.

Melhor comunicação com os stakeholders

A tecnologia tem um forte impacto no relacionamento com os diversos públicos com os quais a empresa comunica. Hoje em dia, além dos meios convencionais de comunicação como telefone e e-mail, as empresas podem e devem comunicar com os seus públicos através de redes sociais e Whatsapp. A utilização de chatbots permite uma maior rapidez na resposta aos clientes e isso é uma grande vantagem competitiva no mundo empresarial atual, visto que o consumidor está cada vez mais exigente no que diz respeito à satisfação das suas necessidades.

Maior controlo sobre as operações e processos

Automatizar os processos de compras de uma empresa através da tecnologia garante que todas as ações realizadas estão em conformidade com as normas estabelecidas. Todas as ações feitas relacionadas com as compras devem ser introduzidas em ambiente digital para que seja possível consultar o seu histórico sempre que haja a necessidade de saber o que se passou com determinada compra. Espera-se que em 2020 o RPA tenha uma presença cada vez maior nas empresas, permitindo automatizar este tipo de processos e eliminar a burocracia e a probabilidade de errar.

Otimização das reuniões de trabalho

As reuniões são muitas vezes mais demoradas do que aquilo que era necessário, o que faz com que se perca muito tempo. Felizmente, existem softwares que permitem planear as reuniões, para que elas não durem mais do que o estritamente necessário. Do mesmo modo, é possível fazer reuniões através do Skype e de outros programas semelhantes, o que elimina a necessidade de todos estarem presentes fisicamente, reduzindo os gastos com a viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *