Dicas de Gestão

Qual o papel dos indicadores de desempenho na gestão de qualidade?

Qual o papel dos indicadores de desempenho na gestão de qualidade?

Os indicadores de desempenho são fundamentais para que uma empresa atinja bons resultados. São os indicadores, ou KPI’s, que nos indicam em que estado o negócio se encontra e se estamos realmente a cumprir os objetivos previamente estabelecidos. Com base nos indicadores de desempenho da empresa, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e mais informadas. As ferramentas BAM como o Multipeers permitem acompanhar os KPI’s de forma contínua e em tempo real, o que permite ter um maior conhecimento relativamente ao cumprimento dos objetivos. Vamos perceber, no artigo de hoje, qual o papel dos indicadores de desempenho na gestão de qualidade!

Dão-nos um conhecimento global da estratégia da empresa

É muito importante que as empresas saibam para onde vão e que cada colaborador conheça o trabalho que deve desempenhar, caso contrário não se conseguirão atingir os objetivos estabelecidos. Se não tivermos consciência dos resultados que devemos atingir com o nosso trabalho, poderemos fazer qualquer coisa, e isso possivelmente não estará em linha com os objetivos gerais da organização. Definir os indicadores de cada colaborador e fazer a ligação com o sistema de monitorização é essencial para que se obtenha uma visão global e integrada do estado da empresa e do desempenho de cada um. No final, a qualidade de cada colaborador será muito maior, pelo que a empresa sairá bastante beneficiada.

Mostram-nos informação fidedigna sobre o estado atual da empresa

Os indicadores permitem que se obtenham resultados mensuráveis. E isso é muito importante numa empresa, pois os números não mentem e ajudam-nos a perceber onde erramos e onde acertamos e qual o caminho que devemos seguir a partir de um determinado momento. Um conhecimento subjetivo sobre os resultados da empresa não é suficiente; é preciso conhecer de forma objetiva os verdadeiros valores da organização.

Permitem-nos tomar melhores decisões para o negócio

Os indicadores dão-nos muita informação sobre a empresa e nessa medida tornam a tomada de decisão muito mais eficiente. Existe muita falta de informação disponível sobre a empresa para que se possa decidir de forma consciente e estes indicadores de desempenho ganham um papel de destaque no momento de tomar decisões sobre o futuro da empresa. Os gestores só conseguem tomar decisões assertivas e acertadas se tiverem um total conhecimento sobre a realidade empresarial. E nada melhor que indicadores de gestão atualizados e adequados à realidade da empresa.

 

Ter uma visão mais ampla é fundamental para conseguir acompanhar o negócio e tomar decisões acertadas. No dia-a-dia empresarial agitado de hoje em dia e com as exigências cada vez maiores dos consumidores, ter conhecimento sobre o mercado é uma arma obrigatória para se vencer. Faça download do nosso e-book sobre monitorização do negócio e saiba como um sistema BAM pode ajudar a sua empresa a crescer de modo sustentado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *