Dicas de Gestão

5 Dicas práticas para uma melhor gestão do tempo

5 Dicas práticas para uma melhor gestão do tempo

O tempo é limitado e é preciso saber usá-lo da melhor forma possível. Os gestores enfrentam diariamente o desafio de gerir o seu dia, priorizando tarefas, delegando funções e tomando decisões em pouco tempo. Numa era em que os dados nas empresas se multiplicam diariamente, gerir o tempo é fundamental para conseguir bons resultados. No artigo de hoje, apresentamos 5 dicas práticas para uma melhor gestão do tempo!

Estabeleça objetivos realistas

Se não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. É importantíssimo estabelecer objetivos e trabalhar em equipa no sentido de alcançá-los. Os objetivos devem ser mensuráveis e realistas, caso contrário apenas contribuirão para desmotivar os colaboradores. Se se comprometer a fazer muitas mais tarefas do que aquelas que são humanamente possíveis em X horas, não vai conseguir concluir o seu dia em tempo útil e vai acabar por ficar desmotivado.

Acompanhe os KPI em tempo real

Os indicadores-chave de desempenho são muito importantes para uma tomada de decisão mais assertiva e ponderada. Eles funcionam como um termómetro que nos indicam o grau dos resultados obtidos em determinadas áreas. Através de um software BAM como o Multipeers, é possível analisar o cumprimento dos KPI em tempo real. A vida do seu negócio acontece agora, por isso é imprescindível acompanhar, a cada segundo, o que se passa com a sua empresa! Só assim é que conseguirá estar um passo à frente da concorrência. E tomar decisões rapidamente e com todos os dados “em cima da mesa” vai ajudá-lo a poupar tempo a resolver más decisões no futuro!

Delegue tarefas

Existem profissionais que têm uma grande dificuldade em delegar tarefas pois têm receio de que o resultado final não seja tão bom como se tivesse sido realizado por eles próprios. Querer fazer tudo sozinho é um grande erro pois haverá algo que vai ficar menos bem feito. É essencial que tenha total confiança na sua equipa para que possa delegar tarefas de consciência tranquila.

Aprenda a dizer “não”

Dizer “sim” a todas as solicitações e ter sempre disponibilidade para os outros pode tornar-se um problema sério. Bloqueie algum tempo por dia para não ser interrompido, sobretudo se tem tarefas mais delicadas e difíceis de realizar. Deste modo, vai conseguir estar mais concentrado e no final do dia vai sentir a diferença nos resultados alcançados.

Defina deadlines

A lei de Parkinson diz-nos que a capacidade de concentração será maior quanto menor for o tempo disponível para realizar uma tarefa. Não é aconselhável que o prazo definido seja muito perto da data de entregar um trabalho, mas é fundamental que consiga cumprir o prazo que definiu para si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *