Otimize a tomada de decisão na sua empresa em 5 passos

Otimize a tomada de decisão na sua empresa em 5 passos

Decisões, decisões e mais decisões! Todos os dias os gestores enfrentam o desafio de tomar decisões que podem mudar drasticamente o rumo de um negócio. Tomar a decisão certa é uma tarefa complicada, pois nem sempre temos os dados de que necessitamos para decidir de forma consciente. Numa altura em que os dados são cada vez em maior número nas organizações, é muito difícil extrair insights úteis que nos ajudem a escolher o melhor rumo. No artigo de hoje, vamos perceber como pode otimizar a tomada de decisão na sua empresa em 5 passos!

Identifique corretamente o problema que precisa de ser resolvido

A tomada de decisão, na maior parte das situações, tem como objetivo resolver um problema empresarial. Assim, para que a melhor decisão seja tomada é preciso identificar a sua origem e listar todas as possíveis soluções. Esta etapa parece básica mas é uma das mais importantes e uma das mais subestimadas. A análise profunda da situação vai dar-nos os dados necessários para sabermos qual caminho escolher. Uma decisão inadequada pode comprometer a continuidade do negócio.

Aceite que não há só uma resposta certa

A escolha que hoje parece ser a ideal, amanhã poderá não ser a mais adequada. Na hora de decidir nos negócios não existe apenas uma resposta certa e as decisões têm que ser tomadas tendo sempre em conta o contexto atual do negócio. O gestor deve colocar todas as respostas possíveis em cima da mesa e analisar os prós e os contras, tendo em consideração que poderá existir mais do que uma resposta certa para a mesma situação. E aconselhamos a que a decisão seja tomada em equipa, pois desta forma vai envolver os seus colaboradores e isso aumenta a motivação das pessoas.

Utilize um software de monitorização em tempo real

É muito importante ter um sistema de monitorização do negócio em tempo real que permita definir alertas de negócio para que seja avisado sempre que alguma situação importante requer uma  intervenção imediata. O Multipeers é um sistema BAM que permite que defina alertas de negócio que o avisam sempre que uma situação requer a sua atenção. Deste modo, vai estar sempre a par dos eventos do seu negócio e vai poder decidir em tempo útil. Muitas das decisões são tomadas com base em relatórios com alguns dias de atraso, o que faz com que a empresa tenha uma ação reativa e não proativa. Com o Multipeers vai conseguir estar sempre à frente da concorrência e decidir da melhor forma possível para o negócio.

Tome decisões a pensar no futuro

A maior parte dos gestores privilegia as decisões que parecem trazer um maior retorno no curto prazo, acabando por se esquecerem do longo prazo. Tomar decisões que só visem o curto prazo faz com que no futuro o negócio possa ficar comprometido. Todas as decisões devem ser tomadas após a análise do impacto que vão ter no curto e longo prazo. Uma decisão que no presente é útil mas que no futuro pode trazer problemas sérios deve ser evitada.

Não adie as decisões inadiáveis

Temos tendência a adiar decisões difíceis mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde teremos que agir. Se já sabe qual a decisão que vai tomar e as consequências que isso vai ter para o seu negócio, não vale a pena adiar mais. O negócio precisa de dinamismo e é através das decisões que ele evolui. Com as ferramentas certas, é possível tomar decisões benéficas para o negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *