A necessidade da informação em tempo real nos dias de hoje

A necessidade da informação em tempo real nos dias de hoje

Conheça a necessidade da informação em tempo real atualmente

A evolução da tecnologia faz com que as mudanças aconteçam a uma velocidade cada vez maior e no mundo acelerado dos negócios atual, cada segundo conta. A necessidade da informação em tempo real garante rapidez e eficiência nas tomadas de decisões, acabando por criar vantagens competitivas que resultarão num aumento de valor para a empresa.

Os mercados são cada vez mais competitivos e os consumidores, uma vez que são mais informados que anteriormente, estão cada vez mais exigentes e procuram soluções de forma prática e rápida. Atualmente, toda a gente “vive a correr” pelo que agir tardiamente no setor dos negócios pode implicar uma perda de lucro. Vamos imaginar os seguintes cenários:

Cenário 1

O António tem uma cadeia de lojas de decoração que por norma vende bastante bem, independentemente da época do ano. No entanto, na semana 30 do ano Y, as vendas tiveram uma queda abrupta. O António utiliza um sistema de gestão tradicional e analisa os dados sempre ao final da semana e ficou muito surpreendido por os valores estarem tão baixos. Procurou saber porque é que as vendas baixaram tanto de repente e descobriu que o seu concorrente mais direto tinha feito uma campanha de 20% de desconto nessa semana. Para combater isto, o António decidiu lançar uma campanha para a semana seguinte que oferecia 30% de desconto. No entanto, como as pessoas já tinham visto resolvida a sua necessidade, acabaram por não comprar nas lojas do António, tendo sido a campanha infrutífera.

Cenário 2

O João tem uma cadeira de lojas de decoração que por norma vende bastante bem, independentemente da época do ano. No entanto, na semana 30 do ano Y, as vendas tiveram uma queda abrupta. O João utiliza um sistema de monitorização do negócio (BAM) pelo que constatou que algo se passava logo no primeiro dia da semana. Procurou saber porque é que as vendas naquele dia estavam mais baixas que o habitual e descobriu que o seu concorrente mais direto tinha a decorrer uma campanha de 20% de desconto. Reuniu com as equipas de vendas e de marketing e rapidamente definiram que iriam lançar uma campanha que oferecia 30% de desconto. Após promoverem a campanha, as vendas aumentaram e não houve queda no lucro mensal da empresa.

De acordo com os cenários apresentados acima, pode afirmar-se que ter um sistema BAM é benéfico para o negócio pois permite detetar problemas de modo imediato e agir instantaneamente. Estes sistemas são fundamentais para garantir um acompanhamento efetivo dos eventos do negócio. O acesso a informações em tempo real permite “tirar uma fotografia” do ponto exato em que o negócio está, o que influencia em grande escala a tomada de decisões para que os processos fluam e não comprometam a produtividade da empresa. E ficou bem demonstrado a importância da necessidade da informação em tempo real nos dias atuais.

Os dados disponibilizados em tempo real pressupõem a possibilidade de efetuar análises imediatas, o que traz consigo benefícios evidentes: dinamismo e rapidez para a gestão das operações e maior eficiência para o processo de decisões.

Ter inteligência nos negócios é saber reagir a mudanças, conseguir gerir processos com confiança, tendo como base informações precisas. Para conseguir tirar o maior benefício da análise em tempo real, basta definir os indicadores mais relevantes para o negócio e, consequentemente, otimizar aspetos operacionais. Gerir um negócio de forma proactiva com resultados muito positivos é cada vez mais possível, dada a oferta de ferramentas que existe no mercado. A necessidade da informação em tempo real é já uma realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *