Definição de métricas de negócio

Saiba como usar os KPI’s a favor do seu negócio

Saiba como usar os KPI’s a favor do seu negócio

KPI’s e objetivos de negócio: aliados de sucesso

Já aqui falamos sobre a importância dos KPI’s para o sucesso do negócio, mas nunca é demais relembrar que ter KPI’s definidos é parte fundamental da estratégia de gestão de uma empresa. Estas métricas de negócio permitem um acompanhamento mais próximo e uma melhor gestão do nível de sucesso das ações desempenhadas. Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer algumas dicas para usar os KPI’s a favor do seu negócio!

Disponibilidade da informação

Um KPI só é bom se puder ser mensurado. Todas as métricas que quer avaliar devem ser passíveis de análise e devem estar disponíveis para serem avaliadas. Caso contrário, o KPI deixa de fazer sentido pois não é possível medi-lo e perde o seu propósito.

Verdadeira relevância empresarial

Muitos gestores cometem o erro de escolher os indicadores de negócio apenas por vaidade, isto é, números que não mostram nenhum resultado efetivo, mas que ficam bonitos nos relatórios. Por exemplo, gostos e comentários no Facebook não são tão importantes como conversões para o website. É essencial que os gestores se foquem no que realmente tem importância para o resultado final.

Avaliar frequentemente

Um KPI deve ser analisado com frequência pois só com um acompanhamento constante é que é possível entender se estamos a caminhar na direção certa ou não. Deve optar sempre por indicadores que podem ser medidos facilmente e de forma frequente, para que possa tomar decisões no dia-a-dia com base em informação fiável e atualizada.

Torne os indicadores dinâmicos

Um indicador que ontem era bastante importante, hoje pode ter perdido parte da sua importância. As empresas são organismos vivos e dinâmicos e como tal as mudanças devem ser acompanhadas em todas as áreas da empresa. Avalie pelo menos a cada três meses se os indicadores que tem “ativos” são os mais adequados tendo em conta o período que a empresa atravessa.

Não complique!

UM KPI precisa de ser simples para que toda a equipa seja capaz de compreendê-lo. Se utilizar termos demasiados técnicos e pretender avaliar relações entre valores altamente complexos, vai confundir a equipa, que passará a trabalhar sem saber bem para que objetivo. Um KPI simples é entendível para todos os colaboradores, sendo por isso mais fácil atingir os objetivos e avaliar a performance.

Definir indicadores de desempenho é essencial para que consiga obter sucesso no seu negócio. Trabalhar sem saber para que lado o negócio está a ir é o primeiro passo para o fracasso. É fundamental que tenha a consciência de que definir indicadores é um trabalho que merece a sua atenção e dedicação, pois só desta forma conseguirá envolver toda a equipa de trabalho na prossecução dos objetivos empresariais globais!

 

Faça download do nosso e-book gratuito sobre a relação dos KPI’s e o cumprimento dos objetivos. Conheça ainda todas as vantagens de uma ferramenta de monitorização do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *