Dispositivos móveis: vantagens competitivas para o seu negócio

Os maiores erros na definição de indicadores de negócio

Conheça as maiores vantagens dos dispositivos móveis para o seu negócio

A tendência é global: as pessoas cada vez mais utilizam os dispositivos móveis. Hoje em dia, o acesso à Internet é feito maioritariamente através destes dispositivos e a sua evolução faz com que seja possível aceder à rede a partir de qualquer local do Mundo. Se a nível pessoal não existem dúvidas das mudanças e vantagens que os dispositivos móveis trouxeram, a nível empresarial ainda não existe uma visão totalmente clara sobre o impacto desta mobilidade. Neste artigo, apresentamos algumas vantagens que os dispositivos móveis trazem para o mundo dos negócios.

Novos canais de comunicação para serviços e produtos

As redes sociais mudaram o modo como encaramos o mundo. Se há uns anos eram apenas encaradas como ferramentas de lazer, hoje em dia estão a ganhar uma importância muito crescente no mundo dos negócios e na sociedade da informação. As empresas cada vez optam por comunicar através de páginas do Facebook e Linkedin e perfis no Instagram pois é aí que vão conseguir encontrar os seus potenciais clientes. O consumidor atual vive online e graças aos anúncios pagos nestas plataformas, hoje em dia é possível segmentar muito bem o público que queremos alcançar e alcança-lo de forma relativamente simples.

Comunicação externa e interna facilitada

Através de um telemóvel, é possível responder a um e-mail de um cliente a partir de qualquer local do Mundo, sem ter que se esperar por chegar ao escritório. Isto facilita a comunicação na medida em que reduz bastante o período de resposta. Hoje em dia, também já é possível criar e editar documentos nos dispositivos móveis o que torna o trabalho mais eficaz e com resultados mais rápidos. É possível também participar em reuniões geograficamente distantes através do acesso ao Skype num dispositivo móvel, por exemplo.

Crescimento do comércio eletrónico

Atualmente, é possível fazer compras online a partir de qualquer lugar. Os dispositivos móveis tornaram o comércio eletrónico uma presença mais constante. Hoje em dia, as lojas online já têm a preocupação de criarem um site responsivo a todos os ecrãs de apresentação. Muitos pequenos negócios optam ainda por vender as suas peças através de perfis no Facebook e no Instagram.

Maior liberdade de trabalho e maior produtividade

Com a mobilidade, é possível que os trabalhadores trabalhem a partir de qualquer lugar e em qualquer altura, o que faz com que não fiquem limitados e obrigados a trabalhar a partir do escritório. Isto faz com que a criatividade e motivação sejam maiores e consequentemente sentir-se-á um aumento da produtividade. Os colaboradores sentem que não existe tanta pressão e que há uma maior liberdade, aumentando assim a sua motivação e envolvimento com a empresa.

A mobilidade modificou o modo como encaramos o mundo dos negócios e a forma como desenvolvemos o nosso trabalho. As vantagens são imensas, mas é preciso que não nos deixemos viciar pela tecnologia e é preciso ter momentos offline, em que nos desligamos do mundo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *