O impacto da tecnologia na gestão dos recursos humanos

O impacto da tecnologia na gestão dos recursos humanos

A tecnologia tem mudado a forma como trabalhamos e sem dúvida que uma das áreas que mais tem evoluído é a gestão dos recursos humanos. As empresas têm que acompanhar a evolução tecnológica pois só assim serão capazes de corresponder às expectativas dos trabalhadores, conseguir manter os melhores talentos e melhorar os resultados da empresa. Neste artigo vamos falar sobre o impacto da tecnologia na gestão dos recursos humanos!

Menos burocracia

O excesso de burocracia sempre foi um dos grandes inimigos da gestão de pessoas. Processos morosos e complicados sempre pautaram as empresas. Estes processos complicados faziam com que os talentos se cansassem e procurassem um novo emprego, pelo que a taxa de retenção de talento nas empresas era muito reduzida. Devido à tecnologia, é possível automatizar cada vez mais processos e hoje em dia os processos tornaram-se mais simples e mais leves. Documentos partilhados, preenchimentos automáticos e softwares de gestão tornam a gestão de pessoas mais simples e menos aborrecida.

Mobilidade

Os dispositivos móveis permitem que o colaborador esteja mais próximo da empresa mesmo que esteja longe geograficamente. Hoje em dia, muitos dos colaboradores das empresas têm smartphones nos quais podem consultar emails e resolver questões de clientes em qualquer lugar. Isto torna a empresa mais eficiente, na medida em que responde mais rapidamente às situações.

Atuação estratégica dos recursos humanos

O departamento de recursos humanos lida diariamente com questões burocráticas e antes da integração tecnologia tudo era muito complicado. As tarefas destes profissionais estavam desalinhadas dos objetivos da empresa como um todo. Hoje em dia, devido à tecnologia, o departamento de recursos humanos é uma ferramenta de apoio para o cumprimento dos objetivos das empresas. Com o uso de ferramentas certas (por exemplo ferramentas de análise de KPI’s) é possível identificar e formar colaboradores com capacidade de liderança.

Gestão das pessoas em tempo real

Os softwares que permitem analisar o negócio em tempo real são muito importantes para a gestão dos recursos humanos. Com um conhecimento verdadeiro e atualizado da disponibilidade das equipas, é mais fácil solucionar eventuais problemas, reorganizar equipas de trabalho e garantir a produtividade da empresa.

 

Conheça o Multipeers e saiba como pode ajudá-lo a melhorar a gestão dos recursos humanos da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *