5 Tendências de marketing para 2018

5 Tendências de marketing para 2018

O mundo do marketing avança a um ritmo muito acelerado e todos os anos existem novas tendências e novas formas de conseguir chegar ao público-alvo. Atualmente, as empresas aliam formas de marketing tradicionais com o marketing digital, o que lhes permite atingir os consumidores potenciais através de diversas plataformas. No artigo de hoje, vamos abordar as 5 principais tendências de marketing para 2018!

Realidade Virtual

Uma das principais tendências do próximo ano será a inclusão da realidade virtual nas empresas, sobretudo na área do marketing. Uma das principais aplicações da realidade virtual no mundo do marketing é ajudar o consumidor na sua decisão de compra, pois esta tecnologia permite visualizar melhor um produto ou serviço. É possível simular a decoração de uma casa ou até mesmo verificar como fica determinada divisão antes mesmo de ser construída. Também nas lojas online esta tecnologia se aplica muito bem, pois é possível verificar como é que uma peça de roupa nos fica sem termos que nos deslocar até à loja para experimentá-la.

Marketing em tempo real

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e até no modo de relacionamento com as marcas se verifica essa tendência. O consumidor atual é mais impaciente e isso faz com que prefira um contacto em tempo real com uma marca do que comunicar pelos meios mais tradicionais. Atualmente, as pessoas preferem assistir a uma transmissão em direto (por exemplo através do Facebook ou do Instagram) do que ler um blog. Isso faz com que as marcas tenham uma janela de oportunidade nesta área e possam apresentar os seus serviços, produtos e momentos especiais da empresa em tempo real.

Marketing de Influencers

As empresas em 2018 devem continuar a investir em influenciadores digitais. Cada vez existem mais bloqueadores de anúncios e uma alternativa é investir em digital influencers que estejam presentes no dia-a-dia do público-alvo. De acordo com um artigo publicado no Portal Administradores, está provado que 90% dos consumidores confia em recomendações de colegas. Apenas 33% valorizam os anúncios pagos. Assim, as empresas devem pensar em pessoas importantes na sua área de atuação, de modo a conseguirem atingir o target através de uma influência real.

Conteúdo original

O marketing de conteúdo continuará a ter uma grande importância em 2018. As empresas devem investir em conteúdo 100% próprio e original para as redes sociais e para sites e blogs. A Netflix e a Apple são duas marcas que trabalham muito bem este setor, pois conseguem criar sempre conteúdo original que acaba por se tornar viral. Os consumidores atuais procuram coisas diferentes, pelo que as empresas devem investir nesta área.

Chatbots

Os chatbots vão crescer muito em 2018. Os consumidores procuram uma comunicação em tempo real e uma resposta instantânea, pelo que se as empresas não quiserem perder oportunidades, terão que investir nesta nova tecnologia, para dar uma resposta eficiente a todos os pedidos.

Faça download do e-book sobre as tendências tecnológicas a não perder em 2018 e prepara-se para um ano recheado de novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *