Tudo o que precisa de saber sobre o ROI

Tudo o que precisa de saber sobre o ROI

Posted on Posted in Definição de métricas de negócio

Todas as empresas têm como objetivo a obtenção de lucro e a redução das despesas. Ao longo de um ano de trabalho, são feitos diversos investimentos com o intuito de obter ganhos financeiros. Contudo, na hora de investir em alguma ação não temos a certeza se iremos obter o retorno desejado, pelo que existe sempre um risco associado a todas as decisões tomadas. O ROI – retorno sobre o investimento – é um conceito muito importante para as empresas e no artigo de hoje iremos abordar tudo o que precisa de saber sobre ROI!

O que é o ROI?

ROI é o acrónimo em inglês para return on investment (retorno sobre o investimento). Este valor representa o lucro obtido após um determinado investimento e é comumente utilizado na avaliação de investimentos operacionais, como aquisição de equipamentos, material informático, participação em eventos e ações de marketing.

Como calcular o ROI?

A fórmula do cálculo do ROI é muito simples:

ROI = ((Receita – Custos) / Custos) * 100

No cálculo de um retorno sobre o investimento devem estar contemplados apenas os custos e proveitos relacionados com o investimento e não os resultados globais da empresa. O seguinte exemplo mostra-nos como se aplica o ROI na prática: uma empresa vai participar num evento de marketing que tem o custo de 10000 €. Durante o evento, vão gerar leads que se tornarão clientes e nos próximos 5 anos esses clientes darão um lucro de 20 000 € à empresa. O retorno neste caso é de 100%.

Vantagens de calcular o ROI

Uma das principais vantagens deste cálculo é a diminuição das despesas e o aumento do lucro. É essencial que se calcule o retorno sobre todas as ações efetuadas, pois só assim os gestores conseguem perceber que ações resultam e quais aquelas que não acrescentam valor para a empresa. Assim, a empresa será capaz de eliminar os investimentos que geram apenas despesa. Contudo, é preciso ter em conta que alguns investimentos geram lucro apenas após um período considerável de tempo. O gestor deve avaliar todas as repercussões do investimento não só no imediato, mas também a longo prazo.

O cálculo do ROI permite melhorar de forma constante, pois a empresa consegue acompanhar a evolução dos investimentos, identificando padrões e permitindo melhorar a sua atuação. Mais do que identificar a importância de cada investimento, o cálculo do ROI contribui também para uma evolução positiva do negócio.

O cálculo deste valor permite que os gestores tomem decisões mais rapidamente, visto que acompanham frequentemente o estado da empresa e dos seus investimentos. Desta forma, na hora de optar por um determinado investimento, vão conhecer o histórico das ações passadas e sentir-se-ão mais seguros para decidir.

É cada vez mais importante acompanhar o estado da empresa em tempo real, pois os mercados são cada vez mais competitivos. O Multipeers é uma ferramenta BAM que lhe permite acompanhar ao segundo tudo aquilo que se passa no seu negócio, através da conexão aos sistemas de informação que utiliza. Através de um dashboard simples e intuitivo, será capaz de perceber instantaneamente tudo aquilo que está a acontecer, para que possa tomar as melhores decisões para o futuro do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *