A importância da tecnologia na gestão de equipas

Gerir uma equipa e conseguir que haja uma comunicação eficaz entre todos os membros não é uma tarefa fácil. A tecnologia tem um papel muito importante nesta área, visto que ajuda a reduzir o ruído da comunicação, estimula a boa comunicação entre todos e reduz custos. No artigo de hoje vamos abordar a importância da tecnologia na gestão de equipas!

De que forma a tecnologia melhora a gestão de equipas?

O uso da tecnologia adequada permite que os colaboradores se mantenham produtivos e conectados durante todo o dia. As ferramentas adequadas ajudam a definir prioridades e acompanhar tarefas, bem como a gerir as relações dentro da equipa, evitando conflitos e minimizando erros de comunicação. Com recurso a programas informáticos e aplicações, os gestores são capazes de comunicar mais facilmente a sua estratégia e objetivos e de definir KPI’s para os colaboradores.

Existem várias ferramentas que ajudam os gestores a comunicar mais eficazmente com a sua equipa. Vamos conhecer o nosso top 4!

Ferramentas de mensagens instantâneas

Ferramentas como o Skype e o Whatsapp são muito importantes para que os membros de uma equipa se mantenham contactáveis e para que comuniquem entre si. Apesar destas aplicações serem utilizadas para fins profissionais, também são importantes para criar coesão e ligação entre o grupo, facilitando a gestão de equipas.

Videoconferência

Esta ferramenta é muito útil para reuniões de grupo e permite que mesmo os elementos da equipa que estão longe participem na reunião. O gestor pode partilhar apresentações e relatórios com todos os participantes. Além disso, a videoconferência ajuda a reduzir custos em viagens e alojamentos e contribui para a redução da perda de produtividade quando algum colaborador viaja.

Cloud

O armazenamento na Cloud já é encarado como uma estratégia competitiva que responde às necessidades das pequenas, médias e grandes empresas. Empresas como Google e Microsoft disponibilizam servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma se armazenam num computador ou dispositivo móvel. Os ficheiros ficam armazenados a kilómetros de distâncias, mas através da Internet, por meio de um login e password, pode conectar-se à sua conta e aceder a todos os seus arquivos. Isto facilita a partilha de documentos por todos os membros de uma equipa.

Ferramentas BAM, para análise de dados em tempo real

O mundo dos negócios é cada vez mais acelerado e é essencial que um gestor saiba, a cada momento, o que se passa na sua empresa. Analisar relatórios com alguns dias significa ter uma ação reativa aos acontecimentos, o que pode trazer prejuízos para a empresa. Assim, a análise de dados em tempo real é cada vez mais essencial no mundo empresarial. O Multipeers é um sistema BAM que permite analisar o negócio ao minuto, através de uma plataforma onde se encontram todas as informações da empresa, oriundas das diversas fontes de dados. Isto permite uma tomada de decisão mais rápida e altamente efetiva e um profundo conhecimento do trabalho de cada colaborador, facilitando a gestão de equipas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *