Dicas de Gestão

Quais são os principais erros cometidos na implementação de um sistema de gestão?

Quais são os principais erros cometidos na implementação de um sistema de gestão?

Um sistema de gestão tem inúmeras vantagens para uma empresa e quando é bem implementado pode trazer um grande aumento de lucro. No entanto, um erro cometido durante a sua implementação pode ser fatal para o seu sucesso. Neste artigo, abordamos os principais erros cometidos na implementação de um sistema de gestão e deixamos algumas dicas para que não cometa estes erros!

Falta de planeamento

Planear deve ser a palavra de ordem em todas as áreas de uma empresa e em todas as mudanças que se implementam. A falta de planeamento é um erro muito grave, pois é nesta fase que devem ser definidos os objetivos da implementação e sem esses objetivos toda a implementação perde o seu propósito. Na fase de planeamento, deve ser elaborado um cronograma da implementação, para que nenhuma fase se perca pelo caminho.

Dar demasiada importância ao preço

Um sistema de gestão pode ser caro e por isso muitos gestores cometem o erro de só pensarem no preço na hora de escolher o sistema para a sua empresa, deixando de lado outros fatores mais relevantes. É muito importante ter em conta as características da empresa que fornece o sistema de gestão e a capacidade de se ligar a diversas fontes de dados.

Não conhecer as necessidades reais da empresa

Por vezes, os gestores apaixonam-se por um sistema de gestão, mas não compreendem a cem por cento que benefícios a sua implementação poderá trazer para o negócio. Existem vendedores tão bons que conseguem vender sistemas de gestão a gestores que na verdade não precisam deles. É fundamental que exista um diagnóstico prévio das necessidades reais que a empresa tem, pois só com base nesse diagnóstico é que o sistema de gestão será bem escolhido e bem implementado.

Tornar o sistema oficial sem testar

Antes de divulgar o novo sistema de gestão e de o tornar oficial na empresa, é muito importante realizar diversos testes, pois só assim se conseguirão encontrar falhas e pontos de melhoria. Se partir logo para a ação, a probabilidade de o sistema não agradar os seus utilizadores é muito elevada.

Não realizar manutenção de TI

A implementação de um novo sistema de gestão vai afetar a infraestrutura de TI da empresa, pelo que após a sua implementação a empresa deverá estar disponível para alterar os seus métodos de manutenção de TI. Assim sendo, devem adicionar-se algumas tarefas, como realização de atualizações de software, melhoria da infraestrutura da rede e criação de novas formas de acesso.

Não desinstalar sistemas antigos

Quando um gestor está acostumado a um sistema de gestão, mostra uma certa relutância em passar para um sistema novo e tende a adiar a utilização da nova ferramenta. Assim, quando um novo sistema é instalado, deve proceder-se à desinstalação do sistema antigo. Só com a desinstalação da ferramenta antiga é que a equipa se vai habituar ao novo sistema de gestão.

Falta de formação dos colaboradores

Quando uma nova ferramenta é implementada, é muito importante que os colaboradores recebam formação sobre o novo sistema de gestão, pois só desta forma conseguirão acompanhar a mudança com eficácia. Muitos gestores implementam a solução, mas não se preocupam com a formação, o que é um erro muito grande, pois assim não conseguirão tirar o máximo partido do sistema.

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *