Saiba como a análise de dados o pode ajudar a definir uma estratégia de mercado

Saiba como a análise de dados o pode ajudar a definir uma estratégia de mercado

Posted on Posted in Dicas de Gestão

Entenda como a análise de dados o pode ajudar a definir estratégias

A intuição não é suficiente na hora de decidir o melhor para a sua empresa. A análise de dados baseados em factos aumenta a probabilidade de tomar as melhores decisões para o futuro do seu negócio. Cada vez mais os gestores têm a consciência de que analisar os dados em tempo útil é uma necessidade no mundo empresarial atual. Neste artigo, vamos explicar-lhe como a análise de dados o pode ajudar a definir uma estratégia de mercado.

Os dados oriundos de várias fontes permitem uma visão global do mercado

Analisar os dados vindos de diversas fontes é essencial para ter informação completa e global sobre o estado do seu negócio. É fundamental que esteja atento ao mercado, sendo as fontes externas à organização de máxima importância. Se souber sempre o que se passa no mercado onde atua, será capaz de estar sempre a par das tendências e alterações, conseguindo estar um passo à frente da concorrência. A análise de dados ajuda-o a descobrir qual o passo a seguir.

Analisar a informação deixada pelo cliente permite traçar um perfil real

É obrigatório conhecer o perfil do cliente, as suas necessidades e expetativas. Conseguimos traçar este perfil se estivermos atentos aos sinais que ele deixa nos diferentes canais de comunicação com a empresa. No mundo digital de hoje em dia, todos deixamos pistas e tudo o que o cliente faz na Internet pode ser informação relevante para a construção do seu perfil. O seu comportamento cria estatísticas, que por sua vez criam comportamentos de consumo. Através da análise de dados dados, podemos melhorar o nosso serviço para aquele cliente, aumentando a sua ligação com a marca.

A análise dos resultados das ações de marketing melhora o seu desempenho

Tudo o que se faz a nível de marketing deve ser medido. Através de ferramentas de análise, como o Google Analytics, é possível identificar quais áreas do site estão a ter melhores resultados e dirigir os esforços para aquelas que não estão a ter um bom rendimento. A nível das redes sociais isso também se aplica e deve analisar-se sempre todas as ações. Deste modo, a análise de dados permite melhorar a performance do marketing, o que se verificará em todas as áreas do negócio.

Informação verdadeira aumenta a confiança nas decisões tomadas

As decisões tomadas com base nos dados reais do negócio vai aumentar a confiança dos gestores. E este aumento de confiança vai ser positivo para o crescimento do negócio pois o gestor será capaz de tomar decisões mais difíceis de forma mais consciente e o risco de errar será menor. A análise de dados influencia positivamente esta questão.

O conhecimento da concorrência melhora o nosso posicionamento de mercado

Analisar as ações da concorrência e criar estatísticas com esses dados vai dar-nos uma melhor perceção daquilo que os nossos concorrentes fazem e vai permitir-nos ter um melhor posicionamento de mercado. A informação em tempo real é cada vez mais uma necessidade e permite-nos saber, a cada momento, o que se passa à nossa volta para que possamos agir de forma rápida e consciente.

O Multipeers é um software de business acitivity monitoring que lhe permite gerir o negócio em tempo real.
Fale connosco e conheça o produto que vai mudar toda a gestão do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *