Conheça a importância da comunicação interna para o cumprimento dos objetivos

Conheça a importância da comunicação interna para o cumprimento dos objetivos

Posted on Posted in Dicas de Gestão

A comunicação interna é composta pelas interações, trocas de informação e relacionamentos dentro de uma empresa. A comunicação interna é muitas vezes desvalorizada pois os gestores nem sempre têm a consciência de que os colaboradores de uma empresa são o primeiro público de uma organização e que devem estar informados sobre o estado atual dos negócios para que possam agir de modo a cumprir os objetivos necessários. No artigo de hoje vamos falar da importância da comunicação interna para o cumprimento dos objetivos!

Eliminado as barreiras semânticas

Numa empresa quase todos falamos o mesmo idioma, mas nem sempre compreendemos a linguagem utilizada. Uma organização é composta por pessoas de diferentes formações e se usarmos uma linguagem muito técnica corremos o risco de não conseguir passar a mensagem pretendida. A comunicação interna ajuda a que exista esta consciência e a que as mensagens sejam sempre passadas numa linguagem simples e objetiva. Só assim é que os colaboradores vão compreender em que estado a empresa se encontra e o que terão que fazer para a ajudar a cumprir os objetivos.

Aumento da competitividade das equipas

A competitividade na dose certa é bastante positiva para aumentar a entrega dos colaboradores no desempenho das suas funções. Conhecer os objetivos de todos e da empresa de modo global permite que os colaboradores fiquem estimulados para conseguirem atingir os seus objetivos.

Melhor ambiente de trabalho

A comunicação interna transforma o clima organizacional, aperfeiçoando as relações interpessoais e impactando de modo muito positivo na produtividade da empresa, tornando todo o negócio mais rentável. Quando existe uma boa comunicação, as pessoas comunicam mais facilmente umas com as outras, trocando ideias e encontrando soluções mais rapidamente.

Troca de conhecimento

Quando existe uma política de comunicação interna eficaz é mais fácil formar colaboradores, pois trocam informações entre eles e partilham conhecimento. Numa empresa em que estimule a boa comunicação, os colaboradores não vão ter receio de dizer “não sei” e vão conseguir aprender com profissionais mais experientes.

Melhores resultados financeiros

Além de todas as vantagens que uma comunicação interna eficaz traz para a empresa, os resultados financeiros da organização também sofrem mudanças muito positivas. Um estudo levado a cabo pela Tower Watson revelou que as empresas que têm uma comunicação eficaz tiveram uma valorização de 47% na bolsa de valores, num período de 5 anos, sendo este resultado muito mais positivo do que nas empresas que não investem em comunicação interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *